Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO A PRODUZIR TEXTOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL Pôster (PO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20254
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1218
    "inscrito_id" => 10167
    "titulo" => "APRENDENDO A PRODUZIR TEXTOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "É notório que, para que o desenvolvimento da produção textual no 3º ano do Ensino Fundamental aconteça, é necessário que os discentes sejam oportunizados a produzirem textos, ou seja, devem estar vivenciando no cotidiano escolar a leitura e escrita de diversos gêneros textuais. Os estudantes devem participar, ora como leitor, ora como produtor de textos. Propõe- se ainda que este trabalho seja realizado dentro de um tempo pedagógico, ou melhor, deve fazer parte do planejamento do professor. Diante disso a presente pesquisa teve por objetivo analisar como acontece e como pode ser realizado o trabalho pedagógico envolvendo a produção textual em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso nos utilizamos de uma discussão teórica que contemplou a produção textual. Para a coleta de dados nos usamos entrevista. Aplicamos a entrevista com 4 professoras da Rede Municipal de ensino de Vitória de Santo Antão que ensinam nessa turma, e 5 alunos, todos que estudam no 3º ano do Ensino Fundamental. Percebemos que existe alguns fatores que dificultam que os discentes produzam textos desde o primeiro ciclo do Ensino fundamental, como os alunos que ainda não conseguem ler e escrever convencionalmente. Acreditamos que Devido a  falta de atividades de leitura  e escrita  bem planejadas, surgem dificuldades em fazer  com que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental produzam bons textos. Percebemos a partir dos dados desse estudo que a produção de texto é possível quando o docente tem um trabalho contínuo em sala de aula, oportunizando os alunos a vivenciarem situações de leitura e escrita, seja produzindo textos individuais, coletivos ou orais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID10167_14082016095424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLANGI DA CONCEIÇÃO SILVA "
    "autor_nome_curto" => "GERLANGI SILVA"
    "autor_email" => "gerlangi@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL MARECHAL CASTELO BRANCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20254
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1218
    "inscrito_id" => 10167
    "titulo" => "APRENDENDO A PRODUZIR TEXTOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "É notório que, para que o desenvolvimento da produção textual no 3º ano do Ensino Fundamental aconteça, é necessário que os discentes sejam oportunizados a produzirem textos, ou seja, devem estar vivenciando no cotidiano escolar a leitura e escrita de diversos gêneros textuais. Os estudantes devem participar, ora como leitor, ora como produtor de textos. Propõe- se ainda que este trabalho seja realizado dentro de um tempo pedagógico, ou melhor, deve fazer parte do planejamento do professor. Diante disso a presente pesquisa teve por objetivo analisar como acontece e como pode ser realizado o trabalho pedagógico envolvendo a produção textual em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso nos utilizamos de uma discussão teórica que contemplou a produção textual. Para a coleta de dados nos usamos entrevista. Aplicamos a entrevista com 4 professoras da Rede Municipal de ensino de Vitória de Santo Antão que ensinam nessa turma, e 5 alunos, todos que estudam no 3º ano do Ensino Fundamental. Percebemos que existe alguns fatores que dificultam que os discentes produzam textos desde o primeiro ciclo do Ensino fundamental, como os alunos que ainda não conseguem ler e escrever convencionalmente. Acreditamos que Devido a  falta de atividades de leitura  e escrita  bem planejadas, surgem dificuldades em fazer  com que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental produzam bons textos. Percebemos a partir dos dados desse estudo que a produção de texto é possível quando o docente tem um trabalho contínuo em sala de aula, oportunizando os alunos a vivenciarem situações de leitura e escrita, seja produzindo textos individuais, coletivos ou orais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID10167_14082016095424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLANGI DA CONCEIÇÃO SILVA "
    "autor_nome_curto" => "GERLANGI SILVA"
    "autor_email" => "gerlangi@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL MARECHAL CASTELO BRANCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

É notório que, para que o desenvolvimento da produção textual no 3º ano do Ensino Fundamental aconteça, é necessário que os discentes sejam oportunizados a produzirem textos, ou seja, devem estar vivenciando no cotidiano escolar a leitura e escrita de diversos gêneros textuais. Os estudantes devem participar, ora como leitor, ora como produtor de textos. Propõe- se ainda que este trabalho seja realizado dentro de um tempo pedagógico, ou melhor, deve fazer parte do planejamento do professor. Diante disso a presente pesquisa teve por objetivo analisar como acontece e como pode ser realizado o trabalho pedagógico envolvendo a produção textual em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso nos utilizamos de uma discussão teórica que contemplou a produção textual. Para a coleta de dados nos usamos entrevista. Aplicamos a entrevista com 4 professoras da Rede Municipal de ensino de Vitória de Santo Antão que ensinam nessa turma, e 5 alunos, todos que estudam no 3º ano do Ensino Fundamental. Percebemos que existe alguns fatores que dificultam que os discentes produzam textos desde o primeiro ciclo do Ensino fundamental, como os alunos que ainda não conseguem ler e escrever convencionalmente. Acreditamos que Devido a falta de atividades de leitura e escrita bem planejadas, surgem dificuldades em fazer com que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental produzam bons textos. Percebemos a partir dos dados desse estudo que a produção de texto é possível quando o docente tem um trabalho contínuo em sala de aula, oportunizando os alunos a vivenciarem situações de leitura e escrita, seja produzindo textos individuais, coletivos ou orais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.