Os impactos positivos e negativos sucedidos do uso da Química são argumentos mais do que suficientes para a alfabetização científica em Química. Sem esse conhecimento é difícil ao cidadão ter uma visão crítica dos acontecimentos que o cerca e, deste modo, poder se posicionar nas inúmeras questões envolvendo a Química na vida cotidiana, como por exemplo, as ambientais: poluição do solo, ar e águas; agronegócio; novos medicamentos; problemas de drogas lícitas e ilícitas; instalação de indústrias em sua região etc. No Ensino Médio, o conhecimento químico tem sido tratado de forma dissociada da realidade, com objetivos, conteúdos e estratégias de ensino, muitas vezes, distantes das necessidades requeridas para a formação da cidadania. Neste sentido, a abordagem e prática pode propiciar ao estudante a compreensão da Química como uma atividade essencialmente humana, inserida no cotidiano, reconhecendo seu valor e uso direto no dia a dia. Afim de abordar de forma mais pratica informações sobre ácidos, bases, sais e óxidos tão significantes para o conhecimento. Considerando a realidade brasileira, em que a maioria das escolas públicas não dispõe de laboratórios de química, a apresentação de conteúdos de forma dinâmica e criativa acessivelmente falando, pode tornar interessante aos olhos do aluno o conhecimento de Química e não uma disciplina chata e desmotivadora.