SILVA, Syuliane Araujo Da et al.. A pesquisa-ação no ensino de língua inglesa. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20014>. Acesso em: 05/11/2024 11:01
Esta pesquisa objetiva usar a pesquisa-ação para unir teoria e prática dentro do sistema educacional fundamental e médio no ensino de Língua Inglesa para beneficiar os estudos dos alunos-professores do curso de Letras Inglês- Licenciatura do campus FECLI-UECE. As disciplinas de estágio supervisionado em língua inglesa procuram iniciar nas rotinas dos universitários a regência no ensino regular, procurando desenvolver nos universitários a segurança de lecionar nas escolas, e esta disciplina oferecida nos cursos de licenciatura, é uma grande oportunidade para os universitários iniciarem uma pesquisa-ação para melhorar o ensino/aprendizagem dos alunos escolares. Nos procedimentos metodológicos, este projeto tem etapas bem delimitadas, entre elas, leituras especializadas sobre pesquisa-ação e ensino de língua inglesa, discussões sobre os textos, observações de aulas no ensino regular, identificação das dificuldades do ensino/aprendizagem, planejamento de aulas para as turmas observadas, execução das aulas idealizadas, e avaliação dos resultados pela professora orientadora, pelos universitários, os professores titulares das turmas e os alunos observados. Os teóricos estudados foram: Adrelina Baldissera (2001), Douglas Brown (2007), Mark A. Clarke (1994), B. Kumaravadivelu (2006a), David Tripp (2005) e Michel Thiollent (2002). Estes são alguns especialistas que pesquisam sobre a união entre teoria e prática na educação, e alguns restringem sua pesquisa ao ensino de línguas como, por exemplo, Brown (2007). Os resultados desta pesquisa estão em andamento, então a expectativa é que consigamos ajudar os alunos-professores a adquirirem segurança ao lecionar e possamos ajudar os professores titulares a usar a pesquisa-ação para auxiliar na diminuição dos obstáculos entre teoria e prática.