Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EXPERIMENTO, ENSINO, CIÊNCIAS Pôster (PO) Ensino de Ciências
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      \r\n
             O ensinar de Química sem experimentação, dificulta a aprendizagem dos conceitos químicos, além de afastar o aluno do interesse pelo conhecimento científico. O experimento, além de tudo quando realizado com materiais simples que o aluno tem condições de manipular e controlar, facilita o aprendizado dos conceitos, desperta o interesse e suscita uma atitude indagadora por parte do estudante.\r\n
      \r\n
            Quando olhamos criticamente a Didática do Ensino de Ciências, podemos notar algumas deficiências, especialmente no que diz respeito a lacunas na formação dos professores e também a subutilização da infraestrutura escolar, particularmente no que diz respeito ao uso de atividades experimentais. O ensino de ciências continua sendo uma caricatura muito pobre daquilo que o conhecimento científico poderia significar na formação dos estudantes.\r\n
      \r\n
                 As atividades experimentais são uma maneira de aproximar esses alunos da química de forma mais concreta. Ainda para os alunos que já atingiram o estágio das operações formais, as atividades experimentais, se não são imprescindíveis, é justamente e somente nessa fase que elas se apresentam como possibilidade de exercício completo. Logo, são importantes para todos os estudantes. \r\n
      \r\n
                  Podemos perceber o quanto é importante à prática experimental no ensino de química e que a falta dela acarreta problemas no ensino e aprendizagem e que essa situação deve ser mudada. Não é necessário para que o aluno entenda um determinado assunto de química através de um experimento espetacular, sim claro irá chama-lo a sua atenção, mas será que ele irá compreender o conceito por trás disso?\r\n
      \r\n
               O objetivo desta pesquisa foi investigar se os experimentos de baixo custo realizados através das intervenções do PIBID serviram como ponto significativo na aprendizagem dos alunos com as respostas deles mesmos através de um questionário aplicado.\r\n
      \r\n
               Este trabalho consistiu em uma pesquisa investigativa. Como instrumento de coleta de dados foi elaborado um questionário; de perguntas sobre a importância dos experimentos de baixo custo no Ensino Médio.O campo de pesquisa foi a ETE - Escola Técnica Estadual José Luiz de Mendonça uma das escolas parceiras do PIBID – IFPE (Campus Vitória) enquanto que os sujeitos da pesquisa foram os alunos 2ª ano das turmas A e C do Curso Técnico de Redes, ao longo do ano de 2015.
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               O objetivo desta pesquisa foi investigar se os experimentos de baixo custo realizados através das intervenções do PIBID serviram como ponto significativo na aprendizagem dos alunos com as respostas deles mesmos através de um questionário aplicado.\r\n
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               Este trabalho consistiu em uma pesquisa investigativa. Como instrumento de coleta de dados foi elaborado um questionário; de perguntas sobre a importância dos experimentos de baixo custo no Ensino Médio.O campo de pesquisa foi a ETE - Escola Técnica Estadual José Luiz de Mendonça uma das escolas parceiras do PIBID – IFPE (Campus Vitória) enquanto que os sujeitos da pesquisa foram os alunos 2ª ano das turmas A e C do Curso Técnico de Redes, ao longo do ano de 2015.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Com relação ao Ensino de Química de química é comum que apenas uma parcela dos professores realizar atividades experimentais com seus alunos nas aulas do Ensino Médio. Mesmo tendo a percepção da importância da atividade experimental, seja em sala de aula ou em laboratório, a ciência continua sendo apresentada, na maioria das vezes, apenas por fórmulas, definições e exercícios padronizados. O ensinar de Química sem experimentação, dificulta a aprendizagem dos conceitos químicos, além de afastar o aluno do interesse pelo conhecimento científico. O experimento, além de tudo quando realizado com materiais simples que o aluno tem condições de manipular e controlar, facilita o aprendizado dos conceitos, desperta o interesse e suscita uma atitude indagadora por parte do estudante. Quando olhamos criticamente a Didática do Ensino de Ciências, podemos notar algumas deficiências, especialmente no que diz respeito a lacunas na formação dos professores e também a subutilização da infraestrutura escolar, particularmente no que diz respeito ao uso de atividades experimentais. O ensino de ciências continua sendo uma caricatura muito pobre daquilo que o conhecimento científico poderia significar na formação dos estudantes. As atividades experimentais são uma maneira de aproximar esses alunos da química de forma mais concreta. Ainda para os alunos que já atingiram o estágio das operações formais, as atividades experimentais, se não são imprescindíveis, é justamente e somente nessa fase que elas se apresentam como possibilidade de exercício completo. Logo, são importantes para todos os estudantes. Podemos perceber o quanto é importante à prática experimental no ensino de química e que a falta dela acarreta problemas no ensino e aprendizagem e que essa situação deve ser mudada. Não é necessário para que o aluno entenda um determinado assunto de química através de um experimento espetacular, sim claro irá chama-lo a sua atenção, mas será que ele irá compreender o conceito por trás disso? O objetivo desta pesquisa foi investigar se os experimentos de baixo custo realizados através das intervenções do PIBID serviram como ponto significativo na aprendizagem dos alunos com as respostas deles mesmos através de um questionário aplicado. Este trabalho consistiu em uma pesquisa investigativa. Como instrumento de coleta de dados foi elaborado um questionário; de perguntas sobre a importância dos experimentos de baixo custo no Ensino Médio.O campo de pesquisa foi a ETE - Escola Técnica Estadual José Luiz de Mendonça uma das escolas parceiras do PIBID – IFPE (Campus Vitória) enquanto que os sujeitos da pesquisa foram os alunos 2ª ano das turmas A e C do Curso Técnico de Redes, ao longo do ano de 2015.

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