A Filosofia é uma área de estudo voltada para a discussão de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento e à busca da verdade, sempre associado aos valores éticos e morais. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo verificar como o ensino de Filosofia é percebido por professores do Ensino Fundamental de escolas no interior do Ceará. Foi realizada no campo da disciplina de Fundamentos de Filosofia das Ciências, cursada no segundo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu-FECLI, campus da Universidade Estadual do Ceará-UECE. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos foram dois professores graduados em pedagogia que atuam no ensino de ciências no Ensino Fundamental, da rede pública, nas cidades cearense de Orós e Iguatu. Percebe-se que algumas escolas de Ensino Básico do interior do Ceará apresentam dificuldade em ministrar aos alunos aulas de Filosofia, bem como associar essas aulas aos conteúdos de Ciência, e por isso, muitas vezes, é considerada como corpo de conhecimento de menor importância. Essa disciplina é, não raro, negligenciada, sendo o tempo de desenvolvê-la, destinado ao estudo de outras áreas, para que os professores consigam sanar outras deficiências dos alunos, que muitas vezes chegam às séries avançadas sem o conteúdo denominado básico para cursá-las. Foi possível perceber a dificuldade dos discentes em englobar Filosofia e Ciências, embora eles afirmem que essa interação seja de suma importância.