A atividade de leitura e escrita é inerente ao homem. Ambas estão presentes em todos os níveis educacionais e converteu-se em uma das principais inquietações daqueles preocupados com o ensino. Ler e escrever têm sido um dos fatores mais preocupantes do Ensino Superior, devido às dificuldades e ojeriza apresentadas por parte dos alunos. A Língua Portuguesa é um instrumento para que o discente, futuro profissional, possa expressar-se corretamente e escrever de forma clara, coesa e objetiva, ou seja, ela contribui para a conquista de um espaço social, pois sem o seu conhecimento, dificilmente se conquista um ‘lugar ao sol’. Salientamos, ainda, que o acesso às outras áreas do conhecimento depende do domínio que temos da língua. Diante dessa realidade, optou-se em investigar a percepção do aluno quanto ao seu processo de leitura- escrita. Para tanto, almejamos refletir sobre a experiência do aluno enquanto leitor-escritor, discutir acerca da importância da Língua Portuguesa no ensino superior e compreender o papel do professor nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva desenvolvida com alunos do Curso de Enfermagem de uma instituição superior da região do Cariri-Ce, através da aplicação de um questionário. Portanto, enquanto humanos somos social e profissionalmente responsáveis pela capacidade de estabelecer comunicação com o outro. Um povo que não domina sua língua, não sabe a riqueza que tem. Urge acabar com práticas arcaicas do ensino do idioma materno e proporcionar ao aluno situações práticas e cotidianas do uso da língua.