O presente trabalho tem como objetivo avaliar diversos aspectos relacionados a Educação Estatística nas Escolas Públicas e Privada no município de Palmeira dos Índios – AL. Para tal, foi utilizada uma amostragem aleatória estratificada, selecionando 02 escolas da rede pública e 02 escolas da rede privada situadas na cidade de Palmeira dos Índios – AL. Após selecionarmos as escolas foi realizado uma amostragem aleatória simples com cada escola da rede de ensino, foram selecionados 12 professores de Matemática que lecionam desde o Ensino Fundamental II ao ensino Médio. Verifica-se que no processo de formação desses professores, os mesmos cursaram apenas uma disciplina de Estatística e Probabilidade. Apesar desse fato, quando abordam tópicos de Estatística, o fazem principalmente com excesso de formalismo e sem contextualização. Isso ocorre por falta de incentivo por parte dos seus superiores, seja na esfera política, responsáveis pelo ensino nas escolas publicas, ou na esfera privada, onde os responsáveis pela rede de ensino da escola particular não investem no seu professor para o docente ter uma melhor formação na área. Outro fato que contribui para um ensino formal e sem cotextualização dos docentes é a grande carga horária de trabalho que os professores possui, fazendo com que suas aulas sejam ministradas sem planejamento. Mas Por outro lado, todos os docentes solicitam cursos de formação continuada na área de Estatística. Conclui-se que é preciso repensar na formação inicial e continuada dos professores de Matemática, para possibilitar o efetivo trabalho dos conceitos de Estatística e Probabilidade que se encontram previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais das escolas brasileiras.