A BIOTECNOLOGIA/ENGENHARIA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19678 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 568 "inscrito_id" => 3989 "titulo" => "A BIOTECNOLOGIA/ENGENHARIA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "Este construto objetiva analisar a presença e a forma como são trabalhados os conteúdos de Biotecnologia e engenharia genética em livros dez (10) livros didáticos de ensino médio, a partir de leitura e um posicionamento crítico quanto o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e os recursos adicionais. A metodologia empregada constituiu-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório alicerçada nos autores Vasconcelos e Souto (2003), Fonseca e Bobrowski (2015), Mayer (2001), Grillo e Gessinger (2010). A partir dos pontos analisados, foi visto que em relação ao conteúdo teórico, os exemplares que foram melhor qualificados foram os LD02 e LD03, enquanto que os resultados encontrados para o ponto recursos visuais encontraram-se bastante dispersos, sendo que apenas o LD07 merece destaque por conter maior número de imagens com valor didático. Ao analisar as atividades propostas a melhor qualificação foi achada para o LD04, que apresentou questões interdisciplinares, que induziam a problemática, ao final do capítulo analisado, propunha projetos em grupo, bem como o uso de fontes diversificadas de pesquisa, em detrimento do LD07, Já no quesito recursos adicionais o melhor exemplar foi o LD06. Logo, ora alguns livros surpreenderam em alguns aspectos, ora mostravam déficits em outros. A questão é reconhecer aquele que melhor se adequa a atividade docente de acordo com o olhar docente acerca do uso dessa ferramenta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONTEÚDO TEÓRICO, RECURSOS VISUAIS, ATIVIDADES PROPOSTAS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3989_03082016141046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL PRATINI SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MICHAEL PRATINI" "autor_email" => "michaelpratini@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19678 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 568 "inscrito_id" => 3989 "titulo" => "A BIOTECNOLOGIA/ENGENHARIA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "Este construto objetiva analisar a presença e a forma como são trabalhados os conteúdos de Biotecnologia e engenharia genética em livros dez (10) livros didáticos de ensino médio, a partir de leitura e um posicionamento crítico quanto o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e os recursos adicionais. A metodologia empregada constituiu-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório alicerçada nos autores Vasconcelos e Souto (2003), Fonseca e Bobrowski (2015), Mayer (2001), Grillo e Gessinger (2010). A partir dos pontos analisados, foi visto que em relação ao conteúdo teórico, os exemplares que foram melhor qualificados foram os LD02 e LD03, enquanto que os resultados encontrados para o ponto recursos visuais encontraram-se bastante dispersos, sendo que apenas o LD07 merece destaque por conter maior número de imagens com valor didático. Ao analisar as atividades propostas a melhor qualificação foi achada para o LD04, que apresentou questões interdisciplinares, que induziam a problemática, ao final do capítulo analisado, propunha projetos em grupo, bem como o uso de fontes diversificadas de pesquisa, em detrimento do LD07, Já no quesito recursos adicionais o melhor exemplar foi o LD06. Logo, ora alguns livros surpreenderam em alguns aspectos, ora mostravam déficits em outros. A questão é reconhecer aquele que melhor se adequa a atividade docente de acordo com o olhar docente acerca do uso dessa ferramenta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONTEÚDO TEÓRICO, RECURSOS VISUAIS, ATIVIDADES PROPOSTAS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3989_03082016141046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL PRATINI SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MICHAEL PRATINI" "autor_email" => "michaelpratini@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }