Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM DO CONTEÚDO CONJUNTOS NUMÉRICOS POR MEIO DO JOGO BINGO DE CONJUNTOS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, JOGO, CONJUNTOS Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19635
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1032
    "inscrito_id" => 803
    "titulo" => "A ABORDAGEM DO CONTEÚDO CONJUNTOS NUMÉRICOS POR MEIO DO JOGO BINGO DE CONJUNTOS"
    "resumo" => "Este trabalho busca a fixação do conteúdo de conjuntos numéricos de maneira dinâmica através do jogo ‘bingo de conjuntos’ visando mostrar uma Matemática diferente da vivenciada todos os dias, tendo assim como objetivo verificar se os estudantes estão desenvolvendo os conceitos sobre conjuntos numéricos de maneira concreta, utilizando essa ferramenta. A princípio introduzimos as regras e as funcionalidades do jogo que tem como base o diagrama de VENN, no qual os conjuntos numéricos estão distribuídos. Trabalhamos como um bingo normal fazendo sorteio dos números que foram dispostos nas cartelas entregues aos alunos. No decorrer do jogo pode-se observar as grandes dificuldades dos alunos em relação a esse conteúdo, pois os mesmos ainda não distinguiam os elementos que diferenciam os conjuntos, isso fazia com que os alunos cometessem alguns erros, mas que foram expostos e esclarecidos para eles, podendo assim construir seus conhecimentos a partir do erro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, JOGO, CONJUNTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID803_12082016224921.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDEMAR LIMA OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "GILDEMAR"
    "autor_email" => "gildemarlima2009@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19635
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1032
    "inscrito_id" => 803
    "titulo" => "A ABORDAGEM DO CONTEÚDO CONJUNTOS NUMÉRICOS POR MEIO DO JOGO BINGO DE CONJUNTOS"
    "resumo" => "Este trabalho busca a fixação do conteúdo de conjuntos numéricos de maneira dinâmica através do jogo ‘bingo de conjuntos’ visando mostrar uma Matemática diferente da vivenciada todos os dias, tendo assim como objetivo verificar se os estudantes estão desenvolvendo os conceitos sobre conjuntos numéricos de maneira concreta, utilizando essa ferramenta. A princípio introduzimos as regras e as funcionalidades do jogo que tem como base o diagrama de VENN, no qual os conjuntos numéricos estão distribuídos. Trabalhamos como um bingo normal fazendo sorteio dos números que foram dispostos nas cartelas entregues aos alunos. No decorrer do jogo pode-se observar as grandes dificuldades dos alunos em relação a esse conteúdo, pois os mesmos ainda não distinguiam os elementos que diferenciam os conjuntos, isso fazia com que os alunos cometessem alguns erros, mas que foram expostos e esclarecidos para eles, podendo assim construir seus conhecimentos a partir do erro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, JOGO, CONJUNTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID803_12082016224921.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDEMAR LIMA OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "GILDEMAR"
    "autor_email" => "gildemarlima2009@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho busca a fixação do conteúdo de conjuntos numéricos de maneira dinâmica através do jogo ‘bingo de conjuntos’ visando mostrar uma Matemática diferente da vivenciada todos os dias, tendo assim como objetivo verificar se os estudantes estão desenvolvendo os conceitos sobre conjuntos numéricos de maneira concreta, utilizando essa ferramenta. A princípio introduzimos as regras e as funcionalidades do jogo que tem como base o diagrama de VENN, no qual os conjuntos numéricos estão distribuídos. Trabalhamos como um bingo normal fazendo sorteio dos números que foram dispostos nas cartelas entregues aos alunos. No decorrer do jogo pode-se observar as grandes dificuldades dos alunos em relação a esse conteúdo, pois os mesmos ainda não distinguiam os elementos que diferenciam os conjuntos, isso fazia com que os alunos cometessem alguns erros, mas que foram expostos e esclarecidos para eles, podendo assim construir seus conhecimentos a partir do erro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.