Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA MÍDIA: CONSTRUÇÃO DO CORPO E DA FEMINILIDADE EM GIRLS

Palavra-chaves: SÉRIE TELEVISIVA, FEMININO, GÊNERO Comunicação Oral (CO) Mulheres, feminismos, políticas do corpo
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Publicado em 08 de junho de 2016

Resumo

Este artigo pretende observar a representação do feminino em uma série televisiva contemporânea, Girls, produzida por Lena Dunham e lançada em 2012 pela HBO. O trabalho parte da premissa de que a mídia é geradora de sentido na sociedade e reforça papéis e estereótipos sociais. Além disso, compreende-se que produtos audiovisuais produzidos por mulheres são de extrema relevância para a criação de suas próprias representações, porém, problematiza-se se Hannah, protagonista da série em questão, de fato promove um tensionamento para se pensar as representações das mulheres na mídia. O aporte teórico para se tratar de questões de gênero foi embasado nas contribuições de Judith Butler (1990) e a articulação entre gênero e representação midiática foi iluminada por Silvana Mota-Ribeiro (2005). Para dar conta do contexto em que a personagem está inserida, utilizou-se o conceito de estilo de vida por João Freire Filho (2003), bem como o de terceira mulher, por Gilles Lipovetsky (2000).

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