Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

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QUASE MULHER QUASE HOMEM - PRECONCEITO NAS ENTRELINHAS DA PROPAGANDA

Palavra-chaves: TRAVESTI, PRECONCEITO, PROPAGANDA Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidades e Produção audiovisual Publicado em 08 de junho de 2016

Resumo

Os movimentos sociais protagonizados pela população LGBT possui propósito de lutar pelos direitos, o que inclui dentre vários, a redução do preconceito social. Neste contexto, a propaganda se insere como modelo discursivo que desempenha um papel sócio interativo entre expectadores e personagens, o que pode ser uma aliada para o avanço dos movimentos sociais quanto à defesa da bandeira do respeito e da tolerância à população LGBT. Partindo desta prerrogativa, este estudo possuiu como questão norteadora: Existiu preconceito voltado ao público LGBT no roteiro (fala e/ou gesto) de uma propaganda veiculada pela mídia televisiva? Para tanto, o objetivo do estudo em tela foi analisar o conteúdo verbal e não verbal de uma propaganda da Bombril cuja personagem central foi uma travesti. Trata-se de um estudo exploratório com a utilização de uma técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitiram gerar duas categorias temáticas que foram: Insatisfação versus Rótulo e Preconceito social velado. O estudo concluiu que houve relação entre comunicação não verbal e preconceito direcionado à travesti, nas entrelinhas da propaganda. Palavra-chave: Travesti, Preconceito, Propaganda, Controles Formais da Sociedade.

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