Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

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MÍDIA E POLÍTICA: A LEGITIMAÇÃO DO SEXISMO

Palavra-chaves: GASLIGHTING, MACHISMO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, POLÍTICA CONTEMPORÂNEA, POLÍTICA CONTEMPORÂNEA Pôster (PO) Gênero, Sexualidades e Modos de Subjetivação Publicado em 08 de junho de 2016

Resumo

O trabalho em questão visa demonstrar a reprodução de ideais sexistas a partir do discurso midiático, colaborando para a perpetuação da condição subalterna da mulher nas relações e espaços sociais, em especial, no âmbito político. Para tanto, analisou a matéria jornalística “As explosões nervosas da presidente”, veiculada pela Revista Isto é, sobre a postura da presidente Dilma Rousseff frente à crise política instaurada no país. Visando estabelecer uma análise comparativa foi também utilizada a publicação “Marcela Temer: bela, recatada e do lar”, da Revista Veja, sobre a esposa do vice-presidente brasileiro. Para alcance do objetivo indicado, utilizou-se como técnica a Análise de Conteúdo, o que possibilitou compreender que o discurso midiático, no caso das reportagens que foram objeto deste estudo, reforça a ideia sexista de que a mulher não tem estabilidade emocional para enfrentar situações de crise, não lhe cabendo, na política, o lugar de protagonista, mas sim de “braço direito” do homem público.

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