Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ALTERNATIVA INSTIGADORA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ROBÓTICA, ENSINO, FÍSICA Comunicação Oral (CO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18265
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 372
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ALTERNATIVA INSTIGADORA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As tecnologias vêm avançando a cada dia, assim, a Física, além das outras ciências, está se tornando mais presente no nosso cotidiano, mas sendo despercebidas por aquelas pessoas que não têm um determinado conhecimento sobre essas ciências. Especificamente, a pesquisa tende apontar quais as vantagens e desvantagens oferecidas por essa nova ferramenta de ensino, o Laboratório de Robótica, além de responder se vale a pena, ou não, utilizar a Robótica Educacional no Ensino de Física integrada a outras disciplinas. Neste sentido, a pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Padre Manoel Otaviano, localizada no município de Ibiara/PB, durante um período de três meses (de março a junho de 2015), com 28 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os educandos demostraram grande satisfação do uso dessa nova ferramenta pedagógica, ficando evidente que o investimento é valido até pelo desenvolvimento cognitivo e do ensino aprendizagem, fixando os conceitos com a luz da razão na teoria e prática. Por fim evidenciamos que o investimento em laboratórios, seja de Robótica, Química, Física, Matemática, etc. necessitam de uma formação para os professores, e que essa formação seja continua e atualizadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA, ENSINO, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID372_22032016221457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ANTONIO BASILIO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO ANTONIO"
    "autor_email" => "joao-antonio-fla10@hotmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18265
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 372
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ALTERNATIVA INSTIGADORA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As tecnologias vêm avançando a cada dia, assim, a Física, além das outras ciências, está se tornando mais presente no nosso cotidiano, mas sendo despercebidas por aquelas pessoas que não têm um determinado conhecimento sobre essas ciências. Especificamente, a pesquisa tende apontar quais as vantagens e desvantagens oferecidas por essa nova ferramenta de ensino, o Laboratório de Robótica, além de responder se vale a pena, ou não, utilizar a Robótica Educacional no Ensino de Física integrada a outras disciplinas. Neste sentido, a pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Padre Manoel Otaviano, localizada no município de Ibiara/PB, durante um período de três meses (de março a junho de 2015), com 28 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os educandos demostraram grande satisfação do uso dessa nova ferramenta pedagógica, ficando evidente que o investimento é valido até pelo desenvolvimento cognitivo e do ensino aprendizagem, fixando os conceitos com a luz da razão na teoria e prática. Por fim evidenciamos que o investimento em laboratórios, seja de Robótica, Química, Física, Matemática, etc. necessitam de uma formação para os professores, e que essa formação seja continua e atualizadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA, ENSINO, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID372_22032016221457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ANTONIO BASILIO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO ANTONIO"
    "autor_email" => "joao-antonio-fla10@hotmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

As tecnologias vêm avançando a cada dia, assim, a Física, além das outras ciências, está se tornando mais presente no nosso cotidiano, mas sendo despercebidas por aquelas pessoas que não têm um determinado conhecimento sobre essas ciências. Especificamente, a pesquisa tende apontar quais as vantagens e desvantagens oferecidas por essa nova ferramenta de ensino, o Laboratório de Robótica, além de responder se vale a pena, ou não, utilizar a Robótica Educacional no Ensino de Física integrada a outras disciplinas. Neste sentido, a pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Padre Manoel Otaviano, localizada no município de Ibiara/PB, durante um período de três meses (de março a junho de 2015), com 28 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os educandos demostraram grande satisfação do uso dessa nova ferramenta pedagógica, ficando evidente que o investimento é valido até pelo desenvolvimento cognitivo e do ensino aprendizagem, fixando os conceitos com a luz da razão na teoria e prática. Por fim evidenciamos que o investimento em laboratórios, seja de Robótica, Química, Física, Matemática, etc. necessitam de uma formação para os professores, e que essa formação seja continua e atualizadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.