Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ALTERNATIVA INSTIGADORA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

As tecnologias vêm avançando a cada dia, assim, a Física, além das outras ciências, está se tornando mais presente no nosso cotidiano, mas sendo despercebidas por aquelas pessoas que não têm um determinado conhecimento sobre essas ciências. Especificamente, a pesquisa tende apontar quais as vantagens e desvantagens oferecidas por essa nova ferramenta de ensino, o Laboratório de Robótica, além de responder se vale a pena, ou não, utilizar a Robótica Educacional no Ensino de Física integrada a outras disciplinas. Neste sentido, a pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Padre Manoel Otaviano, localizada no município de Ibiara/PB, durante um período de três meses (de março a junho de 2015), com 28 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os educandos demostraram grande satisfação do uso dessa nova ferramenta pedagógica, ficando evidente que o investimento é valido até pelo desenvolvimento cognitivo e do ensino aprendizagem, fixando os conceitos com a luz da razão na teoria e prática. Por fim evidenciamos que o investimento em laboratórios, seja de Robótica, Química, Física, Matemática, etc. necessitam de uma formação para os professores, e que essa formação seja continua e atualizadora.

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