Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA: A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO ALTERNATIVO NO ENSINO DESSA CIÊNCIA

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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Astronomia interligada ao ensino Fundamental e Médio com intuito de levar um método alternativo para as salas de aula do ensino básico, auxiliando professores e fazendo com que os alunos tenham um ensino e aprendizagem mais eficiente. Munido de materiais simples como esferas de isopor, imãs, placas transparentes, transferidor 90o e uma lâmpada podemos fabricar e expor um experimento representando o plano terra-lua-sol e notando-se o maior interesse dos alunos, deixando as aulas referentes à Astronomia mais atrativas. Utilizando a Modelagem Matemática, poderemos destacar, com o uso da regra-de-três, os cálculos feitos pelos alunos e o preenchimento de uma tabela para os registros de dados ligados ao experimento. Desta forma, objetivamos demonstrar a compreensão nos assuntos atrelados a Astronomia do ensino básico e o entendimento das escalas de tamanho e suas aplicações no cotidiano. Assim, a atividade experimental em sala de aula, com o uso da Modelagem Matemática, e após o manuseamento do experimento, possa fazer com que os alunos tenham um maior interesse por essa ciência e uma melhor compreensão dos conteúdos tratados em sala de aula. Portanto, destacamos que esta proposta possa contribuir de forma significativa nas aulas do ensino básico não apenas para temas ligados da Astronomia, mas também para outras disciplinas.

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