Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES DIDÁTICAS APLICADAS A MÉTODOS NUMÉRICOS

Palavra-chaves: MÉTODOS NUMÉRICOS, INTERFACE HOMEM-MÁQUINA, GUIDE, MATLAB Comunicação Oral (CO) Engenharia Química
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Metodologias de ensino, em cursos de engenharia química, têm como grande aliado os avanços tecnológicos. Softwares de programação de propósito geral são utilizados como principal apoio para o aprendizado. Contudo, grandes desafios ainda são encontrados para a consolidação de conceitos e metodologias transmitidos, os quais podem ser minimizados com auxílio de módulos didáticos. Tais módulos facilitam a visualização e entendimento das metodologias apresentadas durante as aulas. Deve-se ressaltar que a boa preparação, principalmente dos conhecimentos básicos, será o diferencial para formação do futuro engenheiro. Tem-se nos métodos numéricos toda a base necessária para resolução de problemas de engenharia, uma vez que quase todos os fenômenos envolvidos nos processos químicos apresentam alto grau de não linearidade. Dessa forma, utilizando a plataforma MATLAB® – GUIDE, scripts de métodos numéricos foram desenvolvidos, e através de interfaces homem-máquina torna-se possível utilizá-los sem alto grau de conhecimento em programação computacional. O módulo desenvolvido possibilita a visualização dos principais métodos numéricos disponíveis. O desenvolvimento de tais métodos é facilmente acessado pelo usuário, que acompanhará graficamente a execução. Além da total interatividade, o módulo permite que várias opções sejam alteradas, dentre elas, a equação a ser analisada, o método para achar raízes ou pontos ótimos, etc. Por fim, o usuário percebe a eficiência de resolução de cada método, podendo avaliar os que apresentam menor esforço computacional, adquirindo assim maior sensibilidade para resolução de problemas. Pode-se concluir que a ferramenta tem grande aplicação didática, possibilitando a visualização e maior entendimento, promovendo assim uma melhor formação para o futuro engenheiro.

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