Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 267
PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS CRUZADAS NO ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO NACIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, PALAVRAS CRUZADAS, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Química Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

As denominadas Palavras cruzadas, cruzadinhas ou apenas cruzadas é um jogo que tem objetivo de adivinhar palavras que se cruzam em sentido vertical e horizontal baseando-se em dicas escritas e por associação com as letras de palavras já preenchidas. Pelo fato de se tratar de um jogo que estimula a curiosidade, a criatividade, o raciocínio e por possibilitar exercitar e ampliar o vocabulário de forma desafiadora, as palavras cruzadas estão cada vez mais sendo utilizadas como ferramentas didáticas. Dessa forma considera-se que essa ferramenta pode ser útil e relevante no processo de ensino-aprendizagem uma vez que a mesma pode ser utilizada tanto como recurso didático lúdico, bem como um método de avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento de como o tema “palavras cruzadas” vem sendo publicado nas revistas e encontros científicos da área de ensino de química no Brasil. Trata-se de uma revisão bibliográfica, também denominada estado da arte. A partir da análise dos trabalhos publicados, constatou-se que o tema palavras cruzadas vem sendo pouco publicado nas revistas científicas e nos anais dos eventos científicos no Brasil. No entanto, os resultados revelam que pouco vem sendo produzidos trabalhos que abordem a utilização de palavras cruzadas no ensino de Química. Contudo, os quatro trabalhos analisados mostraram resultados positivos quanto à potencialização desta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, seja como recurso didático de ensino ou de avaliação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.