Nas últimas décadas uma intensa pesquisa foi dedicada à síntese de membranas zeolíticas, para serem utilizadas em separações simples ou reatores catalíticos. Membranas zeolíticas são aplicadas normalmente na desidratação do álcool, separação de moléculas de gás, separação de isômeros ou em processos químicos, incluindo reações de esterificação.
Vários tipos de zeólitas depositadas em suportes inorgânicos porosos têm sido estudadas para a separação molecular de misturas de gás e de líquido. A separação nas membranas zeolíticas é regida pela adsorção competitiva, difusão e mecanismos de exclusão de tamanho. A afinidade das moléculas do permeando em relação ao material zeolítico, a diferença entre o tamanho das moléculas e os poros da membrana, são os fatores que desempenham o papel fundamental durante as separações.
Para um melhor desempenho na separação, membranas zeolíticas devem ser preferencialmente formadas por cristais de zeólita com tamanho de partículas uniformes e pequenas. Vários métodos de preparação têm sido desenvolvidos, como síntese hidrotérmica in situ, método de transporte a vapor e método de crescimento secundário.
Neste artigo, membranas zeolíticas Y e MCM-22 em forma de disco foram produzidas pelo método de crescimento secundário - Rubbing. O objetivo deste trabalho é a utilização de membranas zeolíticas para a separação de suspensões de emulsão de óleo/água.