Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ELETROMAGNETISMO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17975
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 319
    "inscrito_id" => 1874
    "titulo" => "ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A necessidade de apresentar o conteúdo de eletromagnetismo nas aulas Física de uma forma diferenciada e mais atraente aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de corroborar o aprendizado dos alunos de maneira dinâmica. Através do minicurso “O mundo curioso do eletromagnetismo” executado com alunos do 3º ano do ensino médio/integrado do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Bragança, no município de Bragança-PA, dentro do projeto PIBID, utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo, verificamos que o aluno enxerga o conteúdo de eletromagnetismo de maneira de difícil aprendizagem e vê na utilização da experimentação uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, e jugam que seria importante que professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Por meio da aula que uniu a teoria e experimentações realizadas sobre o conteúdo de eletromagnetismo mostramos aos alunos como a disciplina de física pode ser explorada de maneira diferenciada com essa metodologia. Vemos que a experimentação é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem não somente nos assuntos sobre eletromagnetismo mais da disciplina Física em geral, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo e aprendizagem, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ELETROMAGNETISMO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID1874_11052016164948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYNÃ LUAN NASCIMENTO MELO"
    "autor_nome_curto" => "MAYNÃ MELO"
    "autor_email" => "maynan.luan@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPA - CAMPUS BRAGANÇA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17975
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 319
    "inscrito_id" => 1874
    "titulo" => "ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A necessidade de apresentar o conteúdo de eletromagnetismo nas aulas Física de uma forma diferenciada e mais atraente aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de corroborar o aprendizado dos alunos de maneira dinâmica. Através do minicurso “O mundo curioso do eletromagnetismo” executado com alunos do 3º ano do ensino médio/integrado do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Bragança, no município de Bragança-PA, dentro do projeto PIBID, utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo, verificamos que o aluno enxerga o conteúdo de eletromagnetismo de maneira de difícil aprendizagem e vê na utilização da experimentação uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, e jugam que seria importante que professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Por meio da aula que uniu a teoria e experimentações realizadas sobre o conteúdo de eletromagnetismo mostramos aos alunos como a disciplina de física pode ser explorada de maneira diferenciada com essa metodologia. Vemos que a experimentação é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem não somente nos assuntos sobre eletromagnetismo mais da disciplina Física em geral, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo e aprendizagem, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ELETROMAGNETISMO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID1874_11052016164948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYNÃ LUAN NASCIMENTO MELO"
    "autor_nome_curto" => "MAYNÃ MELO"
    "autor_email" => "maynan.luan@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPA - CAMPUS BRAGANÇA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

A necessidade de apresentar o conteúdo de eletromagnetismo nas aulas Física de uma forma diferenciada e mais atraente aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de corroborar o aprendizado dos alunos de maneira dinâmica. Através do minicurso “O mundo curioso do eletromagnetismo” executado com alunos do 3º ano do ensino médio/integrado do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Bragança, no município de Bragança-PA, dentro do projeto PIBID, utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo, verificamos que o aluno enxerga o conteúdo de eletromagnetismo de maneira de difícil aprendizagem e vê na utilização da experimentação uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, e jugam que seria importante que professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Por meio da aula que uniu a teoria e experimentações realizadas sobre o conteúdo de eletromagnetismo mostramos aos alunos como a disciplina de física pode ser explorada de maneira diferenciada com essa metodologia. Vemos que a experimentação é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem não somente nos assuntos sobre eletromagnetismo mais da disciplina Física em geral, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo e aprendizagem, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.