ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17975 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 319 "inscrito_id" => 1874 "titulo" => "ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A necessidade de apresentar o conteúdo de eletromagnetismo nas aulas Física de uma forma diferenciada e mais atraente aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de corroborar o aprendizado dos alunos de maneira dinâmica. Através do minicurso “O mundo curioso do eletromagnetismo” executado com alunos do 3º ano do ensino médio/integrado do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Bragança, no município de Bragança-PA, dentro do projeto PIBID, utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo, verificamos que o aluno enxerga o conteúdo de eletromagnetismo de maneira de difícil aprendizagem e vê na utilização da experimentação uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, e jugam que seria importante que professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Por meio da aula que uniu a teoria e experimentações realizadas sobre o conteúdo de eletromagnetismo mostramos aos alunos como a disciplina de física pode ser explorada de maneira diferenciada com essa metodologia. Vemos que a experimentação é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem não somente nos assuntos sobre eletromagnetismo mais da disciplina Física em geral, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo e aprendizagem, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "ELETROMAGNETISMO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID1874_11052016164948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYNÃ LUAN NASCIMENTO MELO" "autor_nome_curto" => "MAYNÃ MELO" "autor_email" => "maynan.luan@gmail.com" "autor_ies" => "IFPA - CAMPUS BRAGANÇA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17975 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 319 "inscrito_id" => 1874 "titulo" => "ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A necessidade de apresentar o conteúdo de eletromagnetismo nas aulas Física de uma forma diferenciada e mais atraente aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de corroborar o aprendizado dos alunos de maneira dinâmica. Através do minicurso “O mundo curioso do eletromagnetismo” executado com alunos do 3º ano do ensino médio/integrado do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Bragança, no município de Bragança-PA, dentro do projeto PIBID, utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo, verificamos que o aluno enxerga o conteúdo de eletromagnetismo de maneira de difícil aprendizagem e vê na utilização da experimentação uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, e jugam que seria importante que professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Por meio da aula que uniu a teoria e experimentações realizadas sobre o conteúdo de eletromagnetismo mostramos aos alunos como a disciplina de física pode ser explorada de maneira diferenciada com essa metodologia. Vemos que a experimentação é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem não somente nos assuntos sobre eletromagnetismo mais da disciplina Física em geral, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo e aprendizagem, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "ELETROMAGNETISMO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID1874_11052016164948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYNÃ LUAN NASCIMENTO MELO" "autor_nome_curto" => "MAYNÃ MELO" "autor_email" => "maynan.luan@gmail.com" "autor_ies" => "IFPA - CAMPUS BRAGANÇA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }