A necessidade de apresentar o conteúdo de eletromagnetismo nas aulas Física de uma forma diferenciada e mais atraente aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de corroborar o aprendizado dos alunos de maneira dinâmica. Através do minicurso “O mundo curioso do eletromagnetismo” executado com alunos do 3º ano do ensino médio/integrado do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Bragança, no município de Bragança-PA, dentro do projeto PIBID, utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo, verificamos que o aluno enxerga o conteúdo de eletromagnetismo de maneira de difícil aprendizagem e vê na utilização da experimentação uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, e jugam que seria importante que professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Por meio da aula que uniu a teoria e experimentações realizadas sobre o conteúdo de eletromagnetismo mostramos aos alunos como a disciplina de física pode ser explorada de maneira diferenciada com essa metodologia. Vemos que a experimentação é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem não somente nos assuntos sobre eletromagnetismo mais da disciplina Física em geral, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo e aprendizagem, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes.