Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DO MATERIAL MANIPULÁVEL AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA: AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S), GEOGEBRA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Matemática
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17959
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 504
    "inscrito_id" => 2396
    "titulo" => "DO MATERIAL MANIPULÁVEL AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA: AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA"
    "resumo" => "O presente artigo trata sobre uma experiência de estágio realizada com alunos do 6º Ano do ensino fundamental II, na disciplina de matemática, em uma escola localizada no município de Taquaritinga do Norte, no interior do estado de Pernambuco, na qual foram empregados materiais manipuláveis e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para auxiliar no estudo de geometria. Estudos desenvolvidos nas últimas décadas asseguram que as TIC’s são um implemento significativo na sala de aula de Matemática, então, o presente trabalho teve como objetivo aprofundar o tema de tal modo que nos permita conhecer e refletir sobre a importância das TIC’s na educação atualmente. Na experiência em sala de aula constatou-se que os discentes desenvolveram uma melhor percepção acerca dos conteúdos trabalhados em na escola, buscaram aprimorar o conhecimento sobre o software apresentado fora do ambiente escolar, gerando muitos questionamentos e desenvolvendo reflexões e debates para o aprimoramento dos conteúdos ministrados em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S), GEOGEBRA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID2396_17052016155749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA DAYANE MARTINS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalyta.dayane@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17959
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 504
    "inscrito_id" => 2396
    "titulo" => "DO MATERIAL MANIPULÁVEL AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA: AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA"
    "resumo" => "O presente artigo trata sobre uma experiência de estágio realizada com alunos do 6º Ano do ensino fundamental II, na disciplina de matemática, em uma escola localizada no município de Taquaritinga do Norte, no interior do estado de Pernambuco, na qual foram empregados materiais manipuláveis e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para auxiliar no estudo de geometria. Estudos desenvolvidos nas últimas décadas asseguram que as TIC’s são um implemento significativo na sala de aula de Matemática, então, o presente trabalho teve como objetivo aprofundar o tema de tal modo que nos permita conhecer e refletir sobre a importância das TIC’s na educação atualmente. Na experiência em sala de aula constatou-se que os discentes desenvolveram uma melhor percepção acerca dos conteúdos trabalhados em na escola, buscaram aprimorar o conhecimento sobre o software apresentado fora do ambiente escolar, gerando muitos questionamentos e desenvolvendo reflexões e debates para o aprimoramento dos conteúdos ministrados em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S), GEOGEBRA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID2396_17052016155749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA DAYANE MARTINS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalyta.dayane@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O presente artigo trata sobre uma experiência de estágio realizada com alunos do 6º Ano do ensino fundamental II, na disciplina de matemática, em uma escola localizada no município de Taquaritinga do Norte, no interior do estado de Pernambuco, na qual foram empregados materiais manipuláveis e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para auxiliar no estudo de geometria. Estudos desenvolvidos nas últimas décadas asseguram que as TIC’s são um implemento significativo na sala de aula de Matemática, então, o presente trabalho teve como objetivo aprofundar o tema de tal modo que nos permita conhecer e refletir sobre a importância das TIC’s na educação atualmente. Na experiência em sala de aula constatou-se que os discentes desenvolveram uma melhor percepção acerca dos conteúdos trabalhados em na escola, buscaram aprimorar o conhecimento sobre o software apresentado fora do ambiente escolar, gerando muitos questionamentos e desenvolvendo reflexões e debates para o aprimoramento dos conteúdos ministrados em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.