O presente trabalho aborda o universo lúdico no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Biológicas, sendo uma ferramenta fundamental para direcionar a atenção dos alunos na sala de aula, que, por vezes, ficam dispersos diante de tecnologias e mídias digitais. O trabalho tem como objetivo, analisar o papel da atividade lúdica no ensino de Biologia no que se diz respeito ao conteúdo de divisão celular, bem como descrever o processo de construção e aplicação de um jogo lúdico sobre mitose e meiose, realizado pelos bolsistas do Pibid-Biologia numa escola pública da cidade de Areia-PB. A partir das observações de uma aula expositiva dialogada sobre os conteúdos citados acima foi proposta uma atividade lúdica, ou seja, um jogo de tabuleiro abordando o conteúdo da divisão celular. De acordo com as análises realizadas durante a aplicação do jogo lúdico, bem como os exercícios realizados após a execução da atividade pôde-se perceber um grande envolvimento por parte dos alunos, estes se sentiram motivados em participar da prática de ensino. Dessa forma atividade lúdica trouxe um caráter motivador que despertou no aluno o desejo de aprender, demonstrando que tal recurso didático se torna um aliado no ensino de Biologia.