Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONHECIMENTO ETNOBIOLÓGICO DA FAUNA E FLORA DA CAATINGA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMBAL-PB, NORDESTE DO BRASIL

Palavra-chaves: ETNOBIOLOGIA, CAATINGA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

A etnobiologia é a ciência que procura compreender como comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, pescadores e agricultores) percebem, classificam, constroem o ambiente elaborado a partir de estratégias que garantam a conservação da diversidade local. Nesse contexto, o bioma da Caatinga apresenta-se uma rica biodiversidade, endemismos e bastante heterogênea, com várias utilidades e importância cultural. O presente estudo procurou desenvolver um estudo etnobiológico sobre a percepção ambiental de estudantes do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, no que diz respeito a conservação da fauna e flora, além da maneira que usufruem dos recursos naturais, na cidade de Pombal - Paraíba, Nordeste do Brasil. Para obtenção dos dados foram realizadas aplicação de questionários livres e semiestruturados, onde assinaram o termo de Consentimento Livre e Esclarecido exigido pelo Comitê de Ética em Pesquisa, totalizando 26 informantes (9 homens e 17 mulheres), de faixa etária diferentes, construção do diagrama de Venn, ciclo de palestras evidenciando a fauna e expedições a partir da observação direta no perímetro urbano da cidade, utilizando-se abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultados obtidos, os alunos indicaram um conhecimento empírico apurado nos participantes, embora ainda exista a necessidade de atividades educacionais contextualizadas como forma de assegurar o interesse, resgate e esclarecimento de mitos e dúvidas dos conhecimentos sobre o bioma. Foram registradas espécies distribuídas entre os grupos: anfíbios, lagartos e serpentes. Finalmente, as informações aqui apresentadas poderão servir de base para novos estudos interdisciplinares, fundamentais para mudança de concepção e comportamento frente a problemas ambientais enfrentados no bioma.

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