Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A EXPERIMENTAÇÃO COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA., EXPERIMENTAÇÃO., APRENDIZAGEM. Pôster (PO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17731
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 1816
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido na cidade de Bragança-PA, e tem como objetivo identificar qual a concepção dos professores e alunos de duas Escolas do 3° ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, sobre a inserção da metodologia de experimentação para o Ensino de Física, se esta atua como um agente facilitador no Ensino e se os professores a utilizam como aporte em sua prática pedagógica, e como o fazem. Trata-se de uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa a observação, questionário e entrevista. Os resultados apontam que grande parte dos alunos veem a metodologia como uma ferramenta importante no processo Ensino – Aprendizagem, que sua maior dificuldade na disciplina está voltada para os cálculos matemáticos e que, a prática do professor influência diretamente nas perspectivas do aluno com a disciplina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA., EXPERIMENTAÇÃO., APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID1816_05052016124711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO LEONARDO DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO SILVA"
    "autor_email" => "antonileonardo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17731
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 1816
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido na cidade de Bragança-PA, e tem como objetivo identificar qual a concepção dos professores e alunos de duas Escolas do 3° ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, sobre a inserção da metodologia de experimentação para o Ensino de Física, se esta atua como um agente facilitador no Ensino e se os professores a utilizam como aporte em sua prática pedagógica, e como o fazem. Trata-se de uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa a observação, questionário e entrevista. Os resultados apontam que grande parte dos alunos veem a metodologia como uma ferramenta importante no processo Ensino – Aprendizagem, que sua maior dificuldade na disciplina está voltada para os cálculos matemáticos e que, a prática do professor influência diretamente nas perspectivas do aluno com a disciplina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA., EXPERIMENTAÇÃO., APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID1816_05052016124711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO LEONARDO DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO SILVA"
    "autor_email" => "antonileonardo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido na cidade de Bragança-PA, e tem como objetivo identificar qual a concepção dos professores e alunos de duas Escolas do 3° ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, sobre a inserção da metodologia de experimentação para o Ensino de Física, se esta atua como um agente facilitador no Ensino e se os professores a utilizam como aporte em sua prática pedagógica, e como o fazem. Trata-se de uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa a observação, questionário e entrevista. Os resultados apontam que grande parte dos alunos veem a metodologia como uma ferramenta importante no processo Ensino – Aprendizagem, que sua maior dificuldade na disciplina está voltada para os cálculos matemáticos e que, a prática do professor influência diretamente nas perspectivas do aluno com a disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.