Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

APRENDENDO MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UTILIZANDO DIFERENTES FUNCIONALIDADES

Palavra-chaves: GEOGEBRA, PIBID, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Matemática
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17817
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 1122
    "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UTILIZANDO DIFERENTES FUNCIONALIDADES"
    "resumo" => "Motivados pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), no que diz respeito ao uso da tecnologia e apoiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - UFCG, buscamos facilitar a interação dos alunos da E. E. E. M. P. Dr. Elpídio de Almeida com os conteúdos matemáticos abordados no 2.° ano do Ensino Médio. Para isto, utilizamos o software GeoGebra que, em sua versão atual, apresenta as janelas CAS e 3D, permitindo manipulações algébricas e construções tridimensionais que antes não eram possíveis. Decidimos trabalhar este software de maneira flexível de acordo com a necessidade e andamento de cada turma. Realizamos as oficinas no laboratório de informática da escola com o auxílio de roteiros que continham orientações sobre os principais comandos do software, além de exemplos contextualizados que relacionam o conteúdo ao cotidiano dos alunos. Durante essas oficinas percebemos a motivação dos alunos à medida que manipulavam o GeoGebra e o quanto esse meio de abordagem facilitou a fixação dos conceitos aprendidos em sala. Além disso, com a preparação dessa oficina os bolsistas do subprojeto PIBID/Matemática/CCT/UFCG desenvolveram domínio dos conteúdos matemáticos trabalhados e maior habilidade na utilização do software. Dessa forma, entendemos que os novos recursos do software contribuíram de forma significativa para uma aprendizagem mais dinâmica, contextualizada e participativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOGEBRA, PIBID, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1122_05052016155401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARRYTHIELY RODRIGUES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARRYTHIELY"
    "autor_email" => "marrythiely.rodrigues@hot"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17817
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 1122
    "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UTILIZANDO DIFERENTES FUNCIONALIDADES"
    "resumo" => "Motivados pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), no que diz respeito ao uso da tecnologia e apoiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - UFCG, buscamos facilitar a interação dos alunos da E. E. E. M. P. Dr. Elpídio de Almeida com os conteúdos matemáticos abordados no 2.° ano do Ensino Médio. Para isto, utilizamos o software GeoGebra que, em sua versão atual, apresenta as janelas CAS e 3D, permitindo manipulações algébricas e construções tridimensionais que antes não eram possíveis. Decidimos trabalhar este software de maneira flexível de acordo com a necessidade e andamento de cada turma. Realizamos as oficinas no laboratório de informática da escola com o auxílio de roteiros que continham orientações sobre os principais comandos do software, além de exemplos contextualizados que relacionam o conteúdo ao cotidiano dos alunos. Durante essas oficinas percebemos a motivação dos alunos à medida que manipulavam o GeoGebra e o quanto esse meio de abordagem facilitou a fixação dos conceitos aprendidos em sala. Além disso, com a preparação dessa oficina os bolsistas do subprojeto PIBID/Matemática/CCT/UFCG desenvolveram domínio dos conteúdos matemáticos trabalhados e maior habilidade na utilização do software. Dessa forma, entendemos que os novos recursos do software contribuíram de forma significativa para uma aprendizagem mais dinâmica, contextualizada e participativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOGEBRA, PIBID, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1122_05052016155401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARRYTHIELY RODRIGUES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARRYTHIELY"
    "autor_email" => "marrythiely.rodrigues@hot"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Motivados pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), no que diz respeito ao uso da tecnologia e apoiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - UFCG, buscamos facilitar a interação dos alunos da E. E. E. M. P. Dr. Elpídio de Almeida com os conteúdos matemáticos abordados no 2.° ano do Ensino Médio. Para isto, utilizamos o software GeoGebra que, em sua versão atual, apresenta as janelas CAS e 3D, permitindo manipulações algébricas e construções tridimensionais que antes não eram possíveis. Decidimos trabalhar este software de maneira flexível de acordo com a necessidade e andamento de cada turma. Realizamos as oficinas no laboratório de informática da escola com o auxílio de roteiros que continham orientações sobre os principais comandos do software, além de exemplos contextualizados que relacionam o conteúdo ao cotidiano dos alunos. Durante essas oficinas percebemos a motivação dos alunos à medida que manipulavam o GeoGebra e o quanto esse meio de abordagem facilitou a fixação dos conceitos aprendidos em sala. Além disso, com a preparação dessa oficina os bolsistas do subprojeto PIBID/Matemática/CCT/UFCG desenvolveram domínio dos conteúdos matemáticos trabalhados e maior habilidade na utilização do software. Dessa forma, entendemos que os novos recursos do software contribuíram de forma significativa para uma aprendizagem mais dinâmica, contextualizada e participativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.