Pouco difundida no ensino básico, a Física Quântica é vista muitas vezes como um campo de estudo longínquo e desnecessário para os padrões nos quais os estudantes nesta etapa de formação são regularmente exigidos. Dentre os vários fatores, pode-se citar como causa desse distanciamento: lacunas conceituais na formação do professor, a não inserção de tais conteúdos nos exames vestibulares aos quais os estudantes são submetidos e a falta de modelos teóricos que permitam que a Teoria Quântica, intangíveis aos sentidos, possa ser traduzida e retratada em uma linguagem (matematicamente) acessível. O presente trabalho versa sobre uma proposta de transposição didática de conceitos relacionados à Teoria Quântica, tendo como ponto de partida um modelo análogo construído com materiais de baixo custo. Fazendo-se uso dos conceitos de probabilidade e freqüência relativa de possíveis ‘estados’ do sistema como ponto de partida, construímos um material, concomitantemente, lúdico e potencialmente significativo para se abordar a Teoria Quântica.