Neste pôster apresentamos nosso projeto de pesquisa PIBIC (Cota 2015/2016), no qual objetivamos apontar possibilidades metodológicas sobre o uso de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Podemos observar que cada vez mais a tecnologia está presente em nosso dia a dia, fazendo com que os professores tomem uma posição precipitada a respeito de seu uso, já que a inclusão digital tem se colocado como um recurso a serviço do sistema educacional e, consequentemente, como parte do processo de ensino e aprendizagem, mediando constantemente o indivíduo e o conhecimento. Dessa forma, por meio da utilização do aplicativo Construct2 um jogo digital foi elaborado, Coleta Matemática, para a educação matemática com relação ao processo de contagem nos anos inicias (Ensino Fundamental I). O jogo será apresentado a alunos do segundo ano da educação básica, entre 7 e 8 anos de idade. Alunos estes de escola de zona rural do município de Soledade, Paraíba. Questionários serão aplicados anterior e posterior à utilização do jogo digital Coleta Matemática, além de notas de campo, observação participante, gravação audiovisual e fotos, para investigarmos como consideraram o jogo digital em questão, como enxergaram suas utilizações, assim como analisar as compreensões sobre o conteúdo matemático trabalhado. Por estarmos cientes da dificuldade de aprendizado que o aluno assume diante da disciplina de Matemática, buscamos uma metodologia em que o aluno se interesse pelo assunto, pois bem sabemos que o interesse é um dos principais pilares do aprendizado.