JOGO DIGITAL COLETA MATEMÁTICA COMO RECURSO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE CONTAGEM EM ESCOLA DE ZONA RURAL
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18062 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 189 "inscrito_id" => 1644 "titulo" => "JOGO DIGITAL COLETA MATEMÁTICA COMO RECURSO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE CONTAGEM EM ESCOLA DE ZONA RURAL" "resumo" => "Neste pôster apresentamos nosso projeto de pesquisa PIBIC (Cota 2015/2016), no qual objetivamos apontar possibilidades metodológicas sobre o uso de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Podemos observar que cada vez mais a tecnologia está presente em nosso dia a dia, fazendo com que os professores tomem uma posição precipitada a respeito de seu uso, já que a inclusão digital tem se colocado como um recurso a serviço do sistema educacional e, consequentemente, como parte do processo de ensino e aprendizagem, mediando constantemente o indivíduo e o conhecimento. Dessa forma, por meio da utilização do aplicativo Construct2 um jogo digital foi elaborado, Coleta Matemática, para a educação matemática com relação ao processo de contagem nos anos inicias (Ensino Fundamental I). O jogo será apresentado a alunos do segundo ano da educação básica, entre 7 e 8 anos de idade. Alunos estes de escola de zona rural do município de Soledade, Paraíba. Questionários serão aplicados anterior e posterior à utilização do jogo digital Coleta Matemática, além de notas de campo, observação participante, gravação audiovisual e fotos, para investigarmos como consideraram o jogo digital em questão, como enxergaram suas utilizações, assim como analisar as compreensões sobre o conteúdo matemático trabalhado. Por estarmos cientes da dificuldade de aprendizado que o aluno assume diante da disciplina de Matemática, buscamos uma metodologia em que o aluno se interesse pelo assunto, pois bem sabemos que o interesse é um dos principais pilares do aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL I, JOGOS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA91_ID1644_05052016131825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA KAROLLYNA LIMA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANNA ARAÚJO" "autor_email" => "anna_limaaraujo@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18062 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 189 "inscrito_id" => 1644 "titulo" => "JOGO DIGITAL COLETA MATEMÁTICA COMO RECURSO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE CONTAGEM EM ESCOLA DE ZONA RURAL" "resumo" => "Neste pôster apresentamos nosso projeto de pesquisa PIBIC (Cota 2015/2016), no qual objetivamos apontar possibilidades metodológicas sobre o uso de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Podemos observar que cada vez mais a tecnologia está presente em nosso dia a dia, fazendo com que os professores tomem uma posição precipitada a respeito de seu uso, já que a inclusão digital tem se colocado como um recurso a serviço do sistema educacional e, consequentemente, como parte do processo de ensino e aprendizagem, mediando constantemente o indivíduo e o conhecimento. Dessa forma, por meio da utilização do aplicativo Construct2 um jogo digital foi elaborado, Coleta Matemática, para a educação matemática com relação ao processo de contagem nos anos inicias (Ensino Fundamental I). O jogo será apresentado a alunos do segundo ano da educação básica, entre 7 e 8 anos de idade. Alunos estes de escola de zona rural do município de Soledade, Paraíba. Questionários serão aplicados anterior e posterior à utilização do jogo digital Coleta Matemática, além de notas de campo, observação participante, gravação audiovisual e fotos, para investigarmos como consideraram o jogo digital em questão, como enxergaram suas utilizações, assim como analisar as compreensões sobre o conteúdo matemático trabalhado. Por estarmos cientes da dificuldade de aprendizado que o aluno assume diante da disciplina de Matemática, buscamos uma metodologia em que o aluno se interesse pelo assunto, pois bem sabemos que o interesse é um dos principais pilares do aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL I, JOGOS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA91_ID1644_05052016131825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA KAROLLYNA LIMA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANNA ARAÚJO" "autor_email" => "anna_limaaraujo@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }