Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A MODELAGEM MATEMÁTICA COM O PIBID NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA ESCOLA MÉDIA TRADICIONAL

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, PIBID, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17754
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 1755
    "titulo" => "A MODELAGEM MATEMÁTICA COM O PIBID NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA ESCOLA MÉDIA TRADICIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de um projeto ministrado e organizado por alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Física do IFPA – campus Bragança, área do ensino e aprendizagem de Física desenvolvido na escola parceira Monsenhor Mâncio Ribeiro, através do PIBID, iniciativa da CAPES. A referida escola está localizada no município de Bragança - PA e, no período de 11 de dezembro de 2015 a 12 de fevereiro de 2016 recebeu os alunos-bolsistas para o desenvolvimento do projeto. Durante dois meses organizando o projeto, a escola deu suporte para alunos-bolsistas e professores supervisores. Objetivando mostrar os impactos do PIBID no ensino/aprendizagem de Física na escola, analisando o desempenho dos alunos durante o decorrer do projeto e comparando os resultados com os dados que o antecedem, propondo assim, atividades de influência como, metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem de Física e atividades práticas através de experimentos, levando sempre em conta o plano pedagógico da escola. Fora utilizada a Modelagem Matemática como metodologia de ensino, servindo para verificar o desempenho dos alunos de duas turmas de 3º ano do Ensino Médio no 4º bimestre do ano letivo de 2015, durante a dinâmica da metodologia os conceitos físicos foram introduzidos a partir da experimentação, mostrando os conceitos científicos através da exposição destes experimentos, para facilitar a abstração do conteúdo apresentado em sala de aula. Portanto, expor a relevância de aulas práticas e como o PIBID contribui para a formação tanto do licenciando em Física como para o aluno da escola média."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, PIBID, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1755_05052016191601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano_araujo80@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17754
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 1755
    "titulo" => "A MODELAGEM MATEMÁTICA COM O PIBID NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA ESCOLA MÉDIA TRADICIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de um projeto ministrado e organizado por alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Física do IFPA – campus Bragança, área do ensino e aprendizagem de Física desenvolvido na escola parceira Monsenhor Mâncio Ribeiro, através do PIBID, iniciativa da CAPES. A referida escola está localizada no município de Bragança - PA e, no período de 11 de dezembro de 2015 a 12 de fevereiro de 2016 recebeu os alunos-bolsistas para o desenvolvimento do projeto. Durante dois meses organizando o projeto, a escola deu suporte para alunos-bolsistas e professores supervisores. Objetivando mostrar os impactos do PIBID no ensino/aprendizagem de Física na escola, analisando o desempenho dos alunos durante o decorrer do projeto e comparando os resultados com os dados que o antecedem, propondo assim, atividades de influência como, metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem de Física e atividades práticas através de experimentos, levando sempre em conta o plano pedagógico da escola. Fora utilizada a Modelagem Matemática como metodologia de ensino, servindo para verificar o desempenho dos alunos de duas turmas de 3º ano do Ensino Médio no 4º bimestre do ano letivo de 2015, durante a dinâmica da metodologia os conceitos físicos foram introduzidos a partir da experimentação, mostrando os conceitos científicos através da exposição destes experimentos, para facilitar a abstração do conteúdo apresentado em sala de aula. Portanto, expor a relevância de aulas práticas e como o PIBID contribui para a formação tanto do licenciando em Física como para o aluno da escola média."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, PIBID, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1755_05052016191601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano_araujo80@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um projeto ministrado e organizado por alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Física do IFPA – campus Bragança, área do ensino e aprendizagem de Física desenvolvido na escola parceira Monsenhor Mâncio Ribeiro, através do PIBID, iniciativa da CAPES. A referida escola está localizada no município de Bragança - PA e, no período de 11 de dezembro de 2015 a 12 de fevereiro de 2016 recebeu os alunos-bolsistas para o desenvolvimento do projeto. Durante dois meses organizando o projeto, a escola deu suporte para alunos-bolsistas e professores supervisores. Objetivando mostrar os impactos do PIBID no ensino/aprendizagem de Física na escola, analisando o desempenho dos alunos durante o decorrer do projeto e comparando os resultados com os dados que o antecedem, propondo assim, atividades de influência como, metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem de Física e atividades práticas através de experimentos, levando sempre em conta o plano pedagógico da escola. Fora utilizada a Modelagem Matemática como metodologia de ensino, servindo para verificar o desempenho dos alunos de duas turmas de 3º ano do Ensino Médio no 4º bimestre do ano letivo de 2015, durante a dinâmica da metodologia os conceitos físicos foram introduzidos a partir da experimentação, mostrando os conceitos científicos através da exposição destes experimentos, para facilitar a abstração do conteúdo apresentado em sala de aula. Portanto, expor a relevância de aulas práticas e como o PIBID contribui para a formação tanto do licenciando em Física como para o aluno da escola média.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.