O trabalho buscou abordar estratégias didáticas que favorecem a abordagem CTS, introduzindo a temática dos combustíveis fósseis e alternativos com conceitos de entalpia de reação. Foi aplicado numa turma de 2º ano de ensino médio da rede estadual de Pernambuco, com 26 alunos participantes. O estudo contou com o levantamento de concepções prévias dos alunos, aula teórica expositiva e dialogada e debate em grupo, para contemplar as atividades que remetem a temática e aula expositiva e dialogada sobre entalpia de reação. A análise de dados consistiu em verificar as principais concepções dos alunos sobre a origem dos combustíveis fósseis e alternativos, descrever a participação do aluno ao longo da aula teórica expositiva e dialogada e articulações mais relevantes sobre o conteúdo através da análise de painéis comparativos elaborados pelos alunos sobre a relação entre as vantagens e desvantagens dos combustíveis fósseis e alternativos. Os resultados apontam ênfase em relação aos efeitos destes combustíveis meio ambiente, e suas relações com os setores industriais, políticos e econômicos e sociais.