Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ÂMBITO ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DEFICIÊNCIA VISUAL, INTEGRAÇÃO Comunicação Oral (CO) Engenharia de Alimentos
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17718
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 1534
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "As crianças com deficiência visual estão inseridas num contexto escolar que não proporciona uma integração adequada. Neste sentido, este trabalho tratará da Educação Ambiental como ferramenta que facilita a inserção da criança com a deficiência visual no ambiente escolar, relatando uma experiência vivenciada na escola municipal de Ensino Fundamental Vida Nova, Pombal-PB. O presente artigo tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica acerca da necessidade de promover a integração de crianças com deficiência visual em uma escola com práticas de Educação Ambiental eficiente. A metodologia consistiu na aplicação de dinâmica em grupo, no qual se vendou os olhos das crianças para acompanhar as sensações sentidas pela ausência da visão sobre os elementos da natureza que podem ser tratados no ambiente escolar. Como resultado constatou-se que os participantes interagiram de modo a sentir e gerar um senso crítico quanto à necessidade de melhorar o meio ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Engenharia de Alimentos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DEFICIÊNCIA VISUAL, INTEGRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA80_ID1534_03052016214338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA MORAIS DINIZ "
    "autor_nome_curto" => "KARLA DINIZ"
    "autor_email" => "karla_diniz17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17718
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 1534
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "As crianças com deficiência visual estão inseridas num contexto escolar que não proporciona uma integração adequada. Neste sentido, este trabalho tratará da Educação Ambiental como ferramenta que facilita a inserção da criança com a deficiência visual no ambiente escolar, relatando uma experiência vivenciada na escola municipal de Ensino Fundamental Vida Nova, Pombal-PB. O presente artigo tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica acerca da necessidade de promover a integração de crianças com deficiência visual em uma escola com práticas de Educação Ambiental eficiente. A metodologia consistiu na aplicação de dinâmica em grupo, no qual se vendou os olhos das crianças para acompanhar as sensações sentidas pela ausência da visão sobre os elementos da natureza que podem ser tratados no ambiente escolar. Como resultado constatou-se que os participantes interagiram de modo a sentir e gerar um senso crítico quanto à necessidade de melhorar o meio ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Engenharia de Alimentos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DEFICIÊNCIA VISUAL, INTEGRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA80_ID1534_03052016214338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA MORAIS DINIZ "
    "autor_nome_curto" => "KARLA DINIZ"
    "autor_email" => "karla_diniz17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

As crianças com deficiência visual estão inseridas num contexto escolar que não proporciona uma integração adequada. Neste sentido, este trabalho tratará da Educação Ambiental como ferramenta que facilita a inserção da criança com a deficiência visual no ambiente escolar, relatando uma experiência vivenciada na escola municipal de Ensino Fundamental Vida Nova, Pombal-PB. O presente artigo tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica acerca da necessidade de promover a integração de crianças com deficiência visual em uma escola com práticas de Educação Ambiental eficiente. A metodologia consistiu na aplicação de dinâmica em grupo, no qual se vendou os olhos das crianças para acompanhar as sensações sentidas pela ausência da visão sobre os elementos da natureza que podem ser tratados no ambiente escolar. Como resultado constatou-se que os participantes interagiram de modo a sentir e gerar um senso crítico quanto à necessidade de melhorar o meio ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.