Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MANAUS/AMAZONAS

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO BÁSICA, MANAUS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação, Interculturalidade e Direitos Humanos
"2015-11-10 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17445
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 870
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MANAUS/AMAZONAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta e analisa as principais concepções a respeito dos direitos humanos, contribuindo com a difusão da Educação em Direitos Humanos, discutindo as abordagens, dilemas e propostas que permeiam o cerne dessa questão na educação pública. Destaca o Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos, o qual constitui um marco na concretização de ações que possam permear os planos e propostas das escolas e redes de ensino, vislumbrando o fortalecimento e direcionamento das práticas exitosas no referido tema. O Programa torna-se uma fonte para difundir o ideal de educação por meio dos direitos humanos, sendo constituído por conceitos e perspectivas que justificam sua existência e relevância em âmbito mundial. A educação em direitos Humanos é concebida no referido documento como um conjunto de atividades de educação, de capacitação e de difusão de informação, orientado para a criação de uma cultura universal de direitos humanos. Evidencia-se também neste artigo, as perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases para a promoção da Educação em Direitos Humanos na Educação Básica, fazendo a análise de alguns pontos da referida lei e destacando os títulos com mais possibilidades de relação com o tema em questão, acreditando-se na defesa de um currículo transdisciplinar capaz de promover essa conexão. Enfatiza-se ainda, as implicações pedagógicas da Educação em Direitos Humanos, discutindo as estratégias que compõem essa educação, definidas no Plano de Ação do Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos, as quais fortalecerão o pensamento de todos os envolvidos nesta complexa tarefa que vai além dos conteúdos curriculares. Por fim, apresenta-se uma análise e interpretação de resultados obtidos através de uma pesquisa concluída com professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, a qual teve como objetivo conhecer quais são as práticas pedagógicas que esses professores realizam para promoverem a Educação em Direitos Humanos, com base no Programa Mundial da Educação em Direitos Humanos e as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/Amazonas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação, Interculturalidade e Direitos Humanos"
    "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO BÁSICA, MANAUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA15_ID870_23102015211656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA TEIXEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA TEIXEIRA"
    "autor_email" => "adritgomes@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEMED MANAUS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17445
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 870
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MANAUS/AMAZONAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta e analisa as principais concepções a respeito dos direitos humanos, contribuindo com a difusão da Educação em Direitos Humanos, discutindo as abordagens, dilemas e propostas que permeiam o cerne dessa questão na educação pública. Destaca o Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos, o qual constitui um marco na concretização de ações que possam permear os planos e propostas das escolas e redes de ensino, vislumbrando o fortalecimento e direcionamento das práticas exitosas no referido tema. O Programa torna-se uma fonte para difundir o ideal de educação por meio dos direitos humanos, sendo constituído por conceitos e perspectivas que justificam sua existência e relevância em âmbito mundial. A educação em direitos Humanos é concebida no referido documento como um conjunto de atividades de educação, de capacitação e de difusão de informação, orientado para a criação de uma cultura universal de direitos humanos. Evidencia-se também neste artigo, as perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases para a promoção da Educação em Direitos Humanos na Educação Básica, fazendo a análise de alguns pontos da referida lei e destacando os títulos com mais possibilidades de relação com o tema em questão, acreditando-se na defesa de um currículo transdisciplinar capaz de promover essa conexão. Enfatiza-se ainda, as implicações pedagógicas da Educação em Direitos Humanos, discutindo as estratégias que compõem essa educação, definidas no Plano de Ação do Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos, as quais fortalecerão o pensamento de todos os envolvidos nesta complexa tarefa que vai além dos conteúdos curriculares. Por fim, apresenta-se uma análise e interpretação de resultados obtidos através de uma pesquisa concluída com professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, a qual teve como objetivo conhecer quais são as práticas pedagógicas que esses professores realizam para promoverem a Educação em Direitos Humanos, com base no Programa Mundial da Educação em Direitos Humanos e as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/Amazonas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação, Interculturalidade e Direitos Humanos"
    "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO BÁSICA, MANAUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA15_ID870_23102015211656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA TEIXEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA TEIXEIRA"
    "autor_email" => "adritgomes@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEMED MANAUS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Este artigo apresenta e analisa as principais concepções a respeito dos direitos humanos, contribuindo com a difusão da Educação em Direitos Humanos, discutindo as abordagens, dilemas e propostas que permeiam o cerne dessa questão na educação pública. Destaca o Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos, o qual constitui um marco na concretização de ações que possam permear os planos e propostas das escolas e redes de ensino, vislumbrando o fortalecimento e direcionamento das práticas exitosas no referido tema. O Programa torna-se uma fonte para difundir o ideal de educação por meio dos direitos humanos, sendo constituído por conceitos e perspectivas que justificam sua existência e relevância em âmbito mundial. A educação em direitos Humanos é concebida no referido documento como um conjunto de atividades de educação, de capacitação e de difusão de informação, orientado para a criação de uma cultura universal de direitos humanos. Evidencia-se também neste artigo, as perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases para a promoção da Educação em Direitos Humanos na Educação Básica, fazendo a análise de alguns pontos da referida lei e destacando os títulos com mais possibilidades de relação com o tema em questão, acreditando-se na defesa de um currículo transdisciplinar capaz de promover essa conexão. Enfatiza-se ainda, as implicações pedagógicas da Educação em Direitos Humanos, discutindo as estratégias que compõem essa educação, definidas no Plano de Ação do Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos, as quais fortalecerão o pensamento de todos os envolvidos nesta complexa tarefa que vai além dos conteúdos curriculares. Por fim, apresenta-se uma análise e interpretação de resultados obtidos através de uma pesquisa concluída com professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, a qual teve como objetivo conhecer quais são as práticas pedagógicas que esses professores realizam para promoverem a Educação em Direitos Humanos, com base no Programa Mundial da Educação em Direitos Humanos e as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/Amazonas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.