Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MANAUS/AMAZONAS

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO BÁSICA, MANAUS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação, Interculturalidade e Direitos Humanos

Resumo

Este artigo apresenta e analisa as principais concepções a respeito dos direitos humanos, contribuindo com a difusão da Educação em Direitos Humanos, discutindo as abordagens, dilemas e propostas que permeiam o cerne dessa questão na educação pública. Destaca o Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos, o qual constitui um marco na concretização de ações que possam permear os planos e propostas das escolas e redes de ensino, vislumbrando o fortalecimento e direcionamento das práticas exitosas no referido tema. O Programa torna-se uma fonte para difundir o ideal de educação por meio dos direitos humanos, sendo constituído por conceitos e perspectivas que justificam sua existência e relevância em âmbito mundial. A educação em direitos Humanos é concebida no referido documento como um conjunto de atividades de educação, de capacitação e de difusão de informação, orientado para a criação de uma cultura universal de direitos humanos. Evidencia-se também neste artigo, as perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases para a promoção da Educação em Direitos Humanos na Educação Básica, fazendo a análise de alguns pontos da referida lei e destacando os títulos com mais possibilidades de relação com o tema em questão, acreditando-se na defesa de um currículo transdisciplinar capaz de promover essa conexão. Enfatiza-se ainda, as implicações pedagógicas da Educação em Direitos Humanos, discutindo as estratégias que compõem essa educação, definidas no Plano de Ação do Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos, as quais fortalecerão o pensamento de todos os envolvidos nesta complexa tarefa que vai além dos conteúdos curriculares. Por fim, apresenta-se uma análise e interpretação de resultados obtidos através de uma pesquisa concluída com professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, a qual teve como objetivo conhecer quais são as práticas pedagógicas que esses professores realizam para promoverem a Educação em Direitos Humanos, com base no Programa Mundial da Educação em Direitos Humanos e as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/Amazonas.

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