Meio Ambiente é um espaço socialmente construído nas relações cotidianas que são permeadas por atividades econômicas, sociais e políticas que acarretam processos de criação cultural e tecnológica, e processos históricos e políticos de transformação da natureza e da sociedade. O modelo de economia proposto é num conceito que significa organização econômica como gestão da casa e da vida dos cidadãos. Neste caso, a economia é sempre um exercício coletivo voltado à promoção das condições de subsistência e de provisão das condições materiais para o exercício da cidadania. Este trabalho objetiva apresentar e discorrer sobre os resultados parciais do projeto de extensão universitária “Inovando Práticas - Transformando Vidas”. O projeto é uma parceria entre Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) que visa qualificar populações tradicionais do território Sertão do São Francisco Bahia e Pernambuco para a Educação Ambiental com vistas à convivência com o semiárido. Considerando a necessidade de ressaltar os problemas socioambientais nas ações que têm como referência a relação homem-natureza, a fim de que possam atuar e apoiar na gestão social das dinâmicas das políticas públicas de sustentabilidade nos seus espaços de produção, numa perspectiva da aquisição de competências gerenciais para a melhoria da qualidade de vida. O público alvo é formado por 200 participantes, entre agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais, jovens rurais, mulheres rurais trabalhadoras, ribeirinhos, para que os mesmos possam aprofundar-se em reflexões teóricas e práticas sobre problemas contemporâneos da sociedade. Exercitando metodologias participativas que os capacitem para uma gestão de empreendimentos sociais e agrícolas com a participação das ações estatais, respeitando o meio ambiente e exercendo a gestão compartilhada das políticas públicas voltadas para a convivência com o semiárido. Aproveita-se assim, das riquezas pedagógicas oferecidas pelas trocas de experiências, pela vivência de situações reais e pelas discussões em grupo.