TECNOLOGIA SOCIAL: O CONTEXTO DOS PRODUTORES RURAIS BENEFICIADOS PELO PROJETO P1+2 NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE.
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(GNADLINGE, et al. 2005)\r\n Esse programa tem como meta básica os seguintes pontos: primeiro, o acesso das famílias a terra, com tamanho suficiente para produzir alimentos e viver de maneira sustentável; segundo, a garantia de água para abastecimento humano e para produção (atividade agropecuária).\r\n Na necessidade de guiar o processo tecnológico, foi criado o Instituto de Tecnologia Social (ITS) como uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP), com a missão de promover a geração, o desenvolvimento e o aproveitamento de tecnologias voltadas para o interesse social e reunir as condições de mobilização do conhecimento, a fim de que se atendam as demandas da população (ITS, 2011).\r\n Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos do p1+2 para os produtores, sob perspectiva da tecnologia social. \r\n O estudo foi desenvolvido junto a seis beneficiados do programa p1+2, de diversas idades, nas comunidades de Bravo e São José, ambas localizadas no município de Iguatu-CE, abordados aleatoriamente, em suas próprias casas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi aplicação de questionário com questões fechadas. A amostra aleatória foi constituída de seis sujeitos sociais. Os procedimentos metodológicos utilizados caracterizam a pesquisa como exploratória quanto aos objetivos, descritiva quanto aos procedimentos e de caráter quantitativo. Para a análise dos dados primários colhidos utilizou-se das técnicas de análise de conteúdo e descritiva.\r\n Os resultados evidenciaram que o trabalho desenvolvido pelos beneficiados das comunidades de Bravo e São José, visam solucionar demandas sociais concretas, vividas e identificadas por eles. As decisões são tomadas de forma democrática. Há participação, apropriação e aprendizagem por parte dos membros da comunidade, porém, há uma necessidade de ampliar a quantidade de beneficiários. Com Ajuda do Elo Amigo realizou-se planejamento das atividades e aplicação dos conhecimentos de forma organizada. 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