A cartilha se apresenta como um manual e como uma ferramenta didático-pedagógica de como utilizar a água de maneira sustentável. Primeiramente mostra os dados estatísticos de onde encontramos a água disponível para o consumo, como acontece o ciclo hidrológico no meio ambiente, a disponibilidade de água no corpo humano e como é realizado o tratamento da água para o consumo humano. Em sequência, são dadas dicas conscientes de algumas ações simples que podem reduzir drasticamente o desperdício de água. Assim, ao longo dos temas de leitura pode-se verificar passagens de sensibilização e conscientização para que o leitor possa perceber e refletir sobre suas ações no dia a dia a fim de provocar transformações de alguns de seus valores e que este seja um multiplicados para a educação ambiental com relação a preservação dos corpos hídricos e minimização do desperdício da água no Sertão do Pajeú Pernambucano. Além disso, são revelados órgãos federais e estaduais que regulamentam, controlam e tratam os corpos hídricos, contribuindo para a expansão de informações que, muitas vezes, não são passadas para os alunos e para a sociedade que fazem uso dessa água. No final da cartilha, são mostrados um cartaz do Dia Mundial da Água, músicas e poemas, uma conversa de uma professora com alunos do jardim B e uma campanha do combate a dengue o que promove a transposição mais didática aproximando a realidade dos alunos ao tema vivenciado. Enfim, a Cartilha intitulada “Educação Ambiental: Uma Ferramenta para a Sensibilização e gestão da água” conta com uma linguagem acessível e ilustrações que prende a atenção do leitor e motiva-o a “Pensar Global e Agir Local” a fim de estimular para um desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino. As dificuldades surgem quando a maioria dos colaboradores, equivocadamente, pesam que o tema sustentabilidade trata-se apenas do meio ambiente como variável ecológica. Assim, necessitam do esclarecimento que a sustentabilidade parte dos valores assim como envolvem as variáveis ecológicas, políticas, econômicas, sociais e culturais.