Os estudos climatológicos têm fundamental importância para o planejamento territorial ambiental e utilização dos recursos de forma sustentável,com suas limitações e potencialidades.
Com relação ao estudo do balanço hídrico, segundo Sentelhas e Angelocci (2009), esse se trata do cálculodas entradas e saídas de água em um sistema. Algo que ao ser possivelmente considerado em umamacroescala, poderia ser então considerado como o próprio “ciclo hidrológico”, cujo resultado fornece o entendimento sobrea água disponível no sistema. Igualmente interessante, segundo Santos (2008), o índice de aridez seria uma resultante relacionada à deficiência hídrica (Def) proveniente de uma evapotranspiração em potencial (necessidade).
Sobre essa assertiva, esse trabalho tem como objetivo analisar o balanço hídrico e o índice de aridez relacionado do município de Macau-RN, no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte.
O município de Macau/RN apresenta um interessante déficit hídrico, com destaque para o índice de aridez caracterizado como sendo do tipo semiárido. Essa característica aliada a importantes macro-condiçõesgeoambientais e em paralelo à localização geográfica desse município, resulta talvez em um dos maiores produtores de sal do Brasil. Algo que sobre o recorte espacial analisado é de fundamental importância para a análise das potencialidades e limitações, relacionadas ao desenvolvimento regional.