A crise hídrica é uma situação que merece uma preocupação no semiárido paraibano e a poluição da água é agravante para prejudicar esta crise, tendo em vista que muitos resíduos tais como óleos tem um alto teor de contaminação, podendo um litro de óleo de cozinha sendo responsável por tornar improprio cerca de um milhão de litros de água . O presente projeto tem como intuito demonstrar de forma prática que a saponificação pode ser uma forte aliada para a preservação hídrica na região do Curimataú, pois o óleo que por muitas vezes seria descartado irregularmente pode ser reaproveitável para produtos sustentáveis e úteis, e evitando com isso que o óleo seja jogado e cause danos para as tubulações e mananciais de água presentes na região. Essa atividade se constitui de ações teóricas e práticas feitas inicialmente com alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Lordão, localizado no município de Picuí PB, que ao decorrer das ações do projeto também contaram com a participação de diversos outros setores da referida escola, que tiveram a oportunidade de conhecer a realidade dos recursos hídricos da região, além de participarem de oficinas de fabricação de produtos reciclados em especial o sabão, desinfetantes e amaciantes naturais. A comunidade local por sua vez também teve a oportunidade de se inserir no projeto através do workshop de sustentabilidade e cultura, que fez um resgate ao histórico natural do município, além de minicursos interativos sobre sustentabilidade no consumo de água no semiárido paraibano, reciclagem de matérias domésticos, etc. Como resultado final do projeto pode se perceber uma ampla interação entre os alunos e os membros da comunidade nessa ação ambiental, onde os todos os participantes tiveram a oportunidade de se envolverem ativamente na sensibilização da comunidade em preservar os recursos naturais, e que permitiu a criação de um centro de reciclagem de óleo na Escola Professor Lordão e nas Escolas das proximidades para reutilização do óleo da cozinha para fabricação de sabão e beneficiamento dos próprios estabelecimentos de ensino.