Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FORMA DE POLARIZAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Palavra-chaves: MATERIAL PEDAGÓGICO, AVA, IELLOS, OBJETOS DE APRENDIZAGEM, OBJETOS DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Popularização da Ciência
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O trabalho tem como objetivo debater o uso de material pedagógico, através da utilização de um banco de imagens a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem iellos. O banco de imagens é resultado de uma pesquisa de iniciação científica com alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Odontologia e Educação e Jovens e Adultos. A pesquisa realizou um levantamento dos principais ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa utilizados por algumas universidades públicas brasileiras. Objetivou também, popularizar a criação, organização, acesso e distribuição de conhecimento através da plataforma iellos (www.iellos.com). O trabalho fundamentou-se em teorias da Computação e Ciências Humanas, em particular nos estudos sobre Objetos de Aprendizagem de Koper e Manderveld (2004), Modelo 3C de Colaboração (GEROSA, 2006) e na teoria da Inteligência Coletiva de Pierre Lévy (2010). Para o desenvolvimento do banco de imagens foi adotada a Linguagem de programação Python. Através dos objetos de aprendizagem e suas devidas descrições, seguindo alguns conceitos iniciais de Cloud Computing, professores e alunos interagem através de exercícios referentes à disciplina de interesse. Com vista na dificuldade encontrada com relação a obtenção de imagens sobre determinado tema e disciplina, a utilização de Objetos de aprendizagem oferece um meio para aprimorar o aceso ao conhecimento científico a partir da introdução de tecnologias da informação no processo de aprendizagem.

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