Este trabalho apresenta o resultado de uma visita acadêmica realizada em Uauá - BA, sob a coordenação do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Território Semiárido - PPGESA, Campus Juazeiro – UNEB. Fomos motivados a refletir de forma que pudemos analisar as representações sociais do semiárido a partir das experiências vivenciadas pela COOPERCUC. Respaldados na teoria das representações sociais e aprofundamentos teóricos sobre educação contextualizada no semiárido, propomos discussões motivando-nos a repensar sobre as concepções estereotipadas e preconceituosas que ainda são divulgadas e impostas nos diversos espaços e territórios do Nordeste e Brasil em relação ao semiárido. Fundamentados na abordagem da pesquisa qualitativa, buscamos através da observação participante e rodas de conversas com registros nos diários de bordo, colher os dados necessários para nossas análises. Destarte, conseguimos de forma significativa identificar que a os agricultores e agricultas da COORPERCUP, têm representações sociais contextualizadas positivas do SAB, resultantes de suas experiências cotidianas, cujos atores sociais estão vivenciando um momento de decolonização através de ações pautadas na educação contextualizada.