Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA EM JOGO: UMA FORMA ALTERNATIVA PARA ENSINAR CONCEITOS QUÍMICOS

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS, MÉTODOS DE ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16858
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2355
    "inscrito_id" => 1458
    "titulo" => "QUÍMICA EM JOGO: UMA FORMA ALTERNATIVA PARA ENSINAR CONCEITOS QUÍMICOS"
    "resumo" => "O presente trabalho é uma experiência vivida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (PIBID/IFPB), que visa o desenvolvimento de novos métodos de ensino, procurando solidificar os assuntos ministrados em sala de aula, fazendo com que todos os alunos participem cada vez mais das atividades em sala de aula de uma forma divertida. Os métodos utilizados foram aplicação de jogos nos turmas de 1º e 3º ano do Ensino Médio do Instituto da educação da Paraíba (IEP). Os referenciais teóricos e resultados demonstram que o método proposto facilitou o aprendizado, o que foi claramente observado pela facilidade dos estudantes em construir o conhecimento por meio da interação entre os colegas e da motivação perante os novos conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS, MÉTODOS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID1458_09092015000236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN FERREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALAN ARAÚJO"
    "autor_email" => "alanferreiraq@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16858
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2355
    "inscrito_id" => 1458
    "titulo" => "QUÍMICA EM JOGO: UMA FORMA ALTERNATIVA PARA ENSINAR CONCEITOS QUÍMICOS"
    "resumo" => "O presente trabalho é uma experiência vivida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (PIBID/IFPB), que visa o desenvolvimento de novos métodos de ensino, procurando solidificar os assuntos ministrados em sala de aula, fazendo com que todos os alunos participem cada vez mais das atividades em sala de aula de uma forma divertida. Os métodos utilizados foram aplicação de jogos nos turmas de 1º e 3º ano do Ensino Médio do Instituto da educação da Paraíba (IEP). Os referenciais teóricos e resultados demonstram que o método proposto facilitou o aprendizado, o que foi claramente observado pela facilidade dos estudantes em construir o conhecimento por meio da interação entre os colegas e da motivação perante os novos conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS, MÉTODOS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID1458_09092015000236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN FERREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALAN ARAÚJO"
    "autor_email" => "alanferreiraq@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho é uma experiência vivida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (PIBID/IFPB), que visa o desenvolvimento de novos métodos de ensino, procurando solidificar os assuntos ministrados em sala de aula, fazendo com que todos os alunos participem cada vez mais das atividades em sala de aula de uma forma divertida. Os métodos utilizados foram aplicação de jogos nos turmas de 1º e 3º ano do Ensino Médio do Instituto da educação da Paraíba (IEP). Os referenciais teóricos e resultados demonstram que o método proposto facilitou o aprendizado, o que foi claramente observado pela facilidade dos estudantes em construir o conhecimento por meio da interação entre os colegas e da motivação perante os novos conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.