RESUMO
Este artigo tem como principal objetivo tratar das conquistas históricas das pessoas com deficiência, preocupando em destacar a evolução da inclusão como resultado de um movimento que compreende a educação como um direito humano fundamental e base para a sociedade mais justa e solidária. Pudemos perceber que é preciso mudar a escola e mais precisamente o ensino nelas ministrado. A escola deve ser aberta para todos é a grande meta e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação na virada do século no que se refere a inclusão. Mudar a escola é enfrentar uma tarefa que exige trabalho em muitas frentes. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos com deficiência provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos, é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas pedagógicas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico. Relata também sobre a importância da Sala de Recursos Multifuncionais nas escolas as quais dão um suporte aos professores e aos alunos pois promovem a conscientização da educação inclusiva. A educação inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social partindo de dentro da sala de aula regular para a sociedade, com a ajuda da família e havendo esse elo ela acontece com sucesso.