Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS E O SANDPLAY: CENÁRIOS DA IMAGINAÇÃO CRIATIVA

Palavra-chaves: METODOLOGIA, APRENDIZAGEM, SANDPLAY Pôster (PO) / Poster Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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      O Sandplay ou Jogo de Areia é um método baseado na criação prática e criativa na caixa de areia. Quem usa a caixa de areia, seja adulto seja criança, cria várias imagens tridimensionais, envolvendo-se nesse processo com corpo, alma e espírito. Em contextos educativos, a utilização do método desenvolvido na caixa de areia, ganhou um espaço repercutido em estudos da Linha de Pesquisa “Corporeidade e Educação”, em uma Universidade Pública de Natal, entre 2010 e 2012. Como proposta pedagógica e formativa, o jogo de areia, conquistou o espaço da Escola de Saúde, da Universidade Potiguar, como estratégia metodológica de simulação, uma metodologia ativa capaz de representar cenários educativos, projetando experiências lúdicas para a Educação Física escolar, portanto, uma prática pedagógica vivida em sala de aula em que o estudante em formação na área de educação física pode manifestar aspectos simbólicos representativos, construindo e reconstruindo sua capacidade de examinar, refletir e posicionar-se de forma crítica frente aos cenários educacionais, posteriormente vividos, em sua atuação profissional. O trabalho trata-se de um estudo descritivo, baseado na realização de uma estratégia de aprendizagem adotada como prática andragógica para o desenvolvimento de competências associadas com a formação de licenciados para atuação na educação básica, em especial, na educação infantil.  \r\n
      Esta sessão de aprendizagem foi planejada para quarenta e sete discentes e conduzida por um facilitador, tendo como objetivo de aprendizagem, organizar tempo, espaço e materiais em aulas de Educação Física para o ensino infantil, buscando responder os desafios contemporâneos da aprendizagem o curso de  Educação Física na Escola da Saúde da Universidade Potiguar, que compõe a rede Internacional de Universidades Laureate, incorporou a seu currículo a utilização de metodologias ativas enfatizando a qualidade e acadêmica, respeitando os princípios andragógicos, sendo, portanto o objetivo deste trabalho, apresentar a experiência da utilização do método caixa de areia como cenário de metodologias ativas utilizado na unidade curricular de Práticas Pedagógicas no Ensino Infantil. A proposta é que através das metodologias ativas é proposto que os estudantes sejam o centro do processo de aprendizagem, e que deste modo os mesmos adquiram conhecimentos teóricos através de experimentações do real e explorem o ato de refletir criticamente sobre as ações dos sujeitos, de forma que as competências técnicas e atitudinais sejam desenvolvidas em conexão com a prática\r\n
      Nas mais diversas áreas, as metodologias ativas de ensino aprendizagem são exploradas como meio de desenvolvimento do processo do aprender, as mesmas favorecem uma formação crítica de um póstero profissional. Um educando autônomo, curioso, seguro e estimulado a decisões podendo ser elas individuais ou coletivas, são resultados da aplicação dessas metodologias no decorrer do processo de formação, tais competências são fundamentais as atividades  da conduta social.
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      Esta sessão de aprendizagem foi planejada para quarenta e sete discentes e conduzida por um facilitador, tendo como objetivo de aprendizagem, organizar tempo, espaço e materiais em aulas de Educação Física para o ensino infantil, buscando responder os desafios contemporâneos da aprendizagem o curso de  Educação Física na Escola da Saúde da Universidade Potiguar, que compõe a rede Internacional de Universidades Laureate, incorporou a seu currículo a utilização de metodologias ativas enfatizando a qualidade e acadêmica, respeitando os princípios andragógicos, sendo, portanto o objetivo deste trabalho, apresentar a experiência da utilização do método caixa de areia como cenário de metodologias ativas utilizado na unidade curricular de Práticas Pedagógicas no Ensino Infantil. A proposta é que através das metodologias ativas é proposto que os estudantes sejam o centro do processo de aprendizagem, e que deste modo os mesmos adquiram conhecimentos teóricos através de experimentações do real e explorem o ato de refletir criticamente sobre as ações dos sujeitos, de forma que as competências técnicas e atitudinais sejam desenvolvidas em conexão com a prática\r\n
      Nas mais diversas áreas, as metodologias ativas de ensino aprendizagem são exploradas como meio de desenvolvimento do processo do aprender, as mesmas favorecem uma formação crítica de um póstero profissional. Um educando autônomo, curioso, seguro e estimulado a decisões podendo ser elas individuais ou coletivas, são resultados da aplicação dessas metodologias no decorrer do processo de formação, tais competências são fundamentais as atividades  da conduta social.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O Sandplay ou Jogo de Areia é um método baseado na criação prática e criativa na caixa de areia. Quem usa a caixa de areia, seja adulto seja criança, cria várias imagens tridimensionais, envolvendo-se nesse processo com corpo, alma e espírito. Em contextos educativos, a utilização do método desenvolvido na caixa de areia, ganhou um espaço repercutido em estudos da Linha de Pesquisa “Corporeidade e Educação”, em uma Universidade Pública de Natal, entre 2010 e 2012. Como proposta pedagógica e formativa, o jogo de areia, conquistou o espaço da Escola de Saúde, da Universidade Potiguar, como estratégia metodológica de simulação, uma metodologia ativa capaz de representar cenários educativos, projetando experiências lúdicas para a Educação Física escolar, portanto, uma prática pedagógica vivida em sala de aula em que o estudante em formação na área de educação física pode manifestar aspectos simbólicos representativos, construindo e reconstruindo sua capacidade de examinar, refletir e posicionar-se de forma crítica frente aos cenários educacionais, posteriormente vividos, em sua atuação profissional. O trabalho trata-se de um estudo descritivo, baseado na realização de uma estratégia de aprendizagem adotada como prática andragógica para o desenvolvimento de competências associadas com a formação de licenciados para atuação na educação básica, em especial, na educação infantil. Esta sessão de aprendizagem foi planejada para quarenta e sete discentes e conduzida por um facilitador, tendo como objetivo de aprendizagem, organizar tempo, espaço e materiais em aulas de Educação Física para o ensino infantil, buscando responder os desafios contemporâneos da aprendizagem o curso de Educação Física na Escola da Saúde da Universidade Potiguar, que compõe a rede Internacional de Universidades Laureate, incorporou a seu currículo a utilização de metodologias ativas enfatizando a qualidade e acadêmica, respeitando os princípios andragógicos, sendo, portanto o objetivo deste trabalho, apresentar a experiência da utilização do método caixa de areia como cenário de metodologias ativas utilizado na unidade curricular de Práticas Pedagógicas no Ensino Infantil. A proposta é que através das metodologias ativas é proposto que os estudantes sejam o centro do processo de aprendizagem, e que deste modo os mesmos adquiram conhecimentos teóricos através de experimentações do real e explorem o ato de refletir criticamente sobre as ações dos sujeitos, de forma que as competências técnicas e atitudinais sejam desenvolvidas em conexão com a prática Nas mais diversas áreas, as metodologias ativas de ensino aprendizagem são exploradas como meio de desenvolvimento do processo do aprender, as mesmas favorecem uma formação crítica de um póstero profissional. Um educando autônomo, curioso, seguro e estimulado a decisões podendo ser elas individuais ou coletivas, são resultados da aplicação dessas metodologias no decorrer do processo de formação, tais competências são fundamentais as atividades da conduta social.

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