Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), adolescentes são indivíduos de ambos os sexos com idades entre 10 e 19 anos. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a adolescência começa aos 12 e vai até os 18 anos. Esse período é caracterizado por transformações biológicas, psíquicas e sociais que podem aumentar a vulnerabilidade dos adolescentes às doenças sexualmente transmissíveis e ao vírus da imunodeficiência humana adquirida (DST/HIV/AIDS) ou a uma gravidez indesejada, se associados à falta de apoio familiar, expectativa de vida, entre outros elementos (BARBOSA et al 2009). Algumas características inerentes a essa faixa etária contribuem para sua maior vulnerabilidade em relação às DST/AIDS e justificam, portanto, o desenvolvimento de programas de prevenção específicos para a mesma. O início cada vez mais precoce da vida sexual, acompanhado de um baixo nível de informação sobre a sexualidade, sua baixa percepção de risco, o imediatismo e a onipotência próprios dessa fase, além da busca de afirmação e influência do grupo de iguais, são alguns fatores que justificam uma preocupação específica com essa etapa, reforçada pelos altos índices de incidência de casos de AIDS entre jovens (Bérnia, Oliveira, & Carret, 1998; Espada & Quiles, 2001 apud Moskovics & Calvetti 2008).Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo a formação de adolescentes multiplicadores para ações de prevenção, visando à redução de casos de contaminação de DST, AIDS e Hepatites Virais na comunidade escolar.A formação foi realizada através de uma metodologia participativa e problematizadora a partir das próprias experiências e conhecimentos dos participantes em relação aos conteúdos abordados,através de discussão e conscientização, buscando facilitar os processos de reflexão, de ensino-aprendizagem e de sensibilização a fim de estabelecer vínculos de afetividade e respeito entre os participantes. Os alunos da equipe formadora do projeto são estudantes adolescentes que se encontram na faixa etária de 14 a 18 anos que frequentam o ensino médio da rede pública da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim.Foram realizados encontros quinzenais com a duração de duas horas. Nos encontros ocorreram dinâmicas de grupo, aplicação de questionários, bate-papos e palestras sobre temas que povoam o universo dos adolescentes. Houve a exibição de filmes, seguida de discussões, para possibilitar que o grupo entre em contato com novas experiências e execução de oficinas. Na sala de acolhimento além do ambiente para nossos encontros, aconteceu a disponibilização dos preservativos, os alunos serão divididos em escalas, para que atenda os três turnos de funcionamento da escola, de acordo com a sensibilização realizada pelos alunos em cada sala de aula da escola.Com o decorrer dos encontros percebemos o fortalecimento do vínculo entre o grupo, favorecendo uma melhor expressão dos adolescentes com maior autoconfiança e naturalidade em relação aos temas abordados, mudando de posturas e construindo ideias mais concretas. Propusemos com esse trabalho que a história de vida fosse vista como uma longa estrada, na qual cada um tem que desbravar com muito zelo.