Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

A GINÁSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA À PRÁTICA ATUAL

Palavra-chaves: GINÁSTICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL Tema Livre (TL) O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1540
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 55
    "titulo" => "A GINÁSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA À PRÁTICA ATUAL"
    "resumo" => "RESUMO: O presente artigo trata de um estudo feito sobre a ginástica em toda sua dimensão, desde o resgate histórico até os dias de hoje, sua evolução e sua prática dentro das instituições de ensino. A ginástica passou por várias mudanças antes de entrar no ambiente escolar, sendo assim vista como conteúdo da disciplina de Educação Física. Essa pesquisa aborda a Ginástica Escolar, seus conhecimentos e o desenvolvimento desta nas instituições de ensino por professores de Educação Física do Ensino Fundamental II das escolas de Brejo Santo-CE. A sua coleta foi realizada com sete (07) professores. Para tratarmos da problemática realizamos estudos bibliográficos, com autores especialistas que corroboram com esse campo de pesquisa, tais como: Ayoub (2007), Coletivo de Autores (1992), Soares (1994, 1998). Esta investigação é caracterizada como pesquisa exploratória de estilo descritiva com predominância qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi adotada a entrevista, usando para essa pesquisa apenas dois (02) dos resultados considerados relevantes para o presente estudo. Os dados coletados foram organizados em categorias de análises. Foi possível verificar com este estudo que ainda persiste o entendimento da Educação Física, no contexto escolar, enquanto atividade prática esportivizada. Apesar dos seus aspectos históricos, de se tratar de um elemento da cultura corporal que resume todos os outros conteúdos da disciplina de Educação Física, constatou-se que a ginástica é apontada como uma prática quase inexistente nas escolas."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "GINÁSTICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_55.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA MARIA TELES DE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "SARA M. TELES"
    "autor_email" => "sarateles_edf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1540
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 55
    "titulo" => "A GINÁSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA À PRÁTICA ATUAL"
    "resumo" => "RESUMO: O presente artigo trata de um estudo feito sobre a ginástica em toda sua dimensão, desde o resgate histórico até os dias de hoje, sua evolução e sua prática dentro das instituições de ensino. A ginástica passou por várias mudanças antes de entrar no ambiente escolar, sendo assim vista como conteúdo da disciplina de Educação Física. Essa pesquisa aborda a Ginástica Escolar, seus conhecimentos e o desenvolvimento desta nas instituições de ensino por professores de Educação Física do Ensino Fundamental II das escolas de Brejo Santo-CE. A sua coleta foi realizada com sete (07) professores. Para tratarmos da problemática realizamos estudos bibliográficos, com autores especialistas que corroboram com esse campo de pesquisa, tais como: Ayoub (2007), Coletivo de Autores (1992), Soares (1994, 1998). Esta investigação é caracterizada como pesquisa exploratória de estilo descritiva com predominância qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi adotada a entrevista, usando para essa pesquisa apenas dois (02) dos resultados considerados relevantes para o presente estudo. Os dados coletados foram organizados em categorias de análises. Foi possível verificar com este estudo que ainda persiste o entendimento da Educação Física, no contexto escolar, enquanto atividade prática esportivizada. Apesar dos seus aspectos históricos, de se tratar de um elemento da cultura corporal que resume todos os outros conteúdos da disciplina de Educação Física, constatou-se que a ginástica é apontada como uma prática quase inexistente nas escolas."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "GINÁSTICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_55.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA MARIA TELES DE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "SARA M. TELES"
    "autor_email" => "sarateles_edf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

RESUMO: O presente artigo trata de um estudo feito sobre a ginástica em toda sua dimensão, desde o resgate histórico até os dias de hoje, sua evolução e sua prática dentro das instituições de ensino. A ginástica passou por várias mudanças antes de entrar no ambiente escolar, sendo assim vista como conteúdo da disciplina de Educação Física. Essa pesquisa aborda a Ginástica Escolar, seus conhecimentos e o desenvolvimento desta nas instituições de ensino por professores de Educação Física do Ensino Fundamental II das escolas de Brejo Santo-CE. A sua coleta foi realizada com sete (07) professores. Para tratarmos da problemática realizamos estudos bibliográficos, com autores especialistas que corroboram com esse campo de pesquisa, tais como: Ayoub (2007), Coletivo de Autores (1992), Soares (1994, 1998). Esta investigação é caracterizada como pesquisa exploratória de estilo descritiva com predominância qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi adotada a entrevista, usando para essa pesquisa apenas dois (02) dos resultados considerados relevantes para o presente estudo. Os dados coletados foram organizados em categorias de análises. Foi possível verificar com este estudo que ainda persiste o entendimento da Educação Física, no contexto escolar, enquanto atividade prática esportivizada. Apesar dos seus aspectos históricos, de se tratar de um elemento da cultura corporal que resume todos os outros conteúdos da disciplina de Educação Física, constatou-se que a ginástica é apontada como uma prática quase inexistente nas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.