Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

ESPAÇO FÍSICO E SUAS CONDIÇÕES: O ESPAÇO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM ARACAJU-SE

Palavra-chaves: CONDIÇÕES DE ESPAÇO PARA AS AULAS, ESPAÇO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES Pôster (PO) Formação do Profissional de Educação Física
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1433
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 417
    "titulo" => "ESPAÇO FÍSICO E SUAS CONDIÇÕES: O ESPAÇO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM ARACAJU-SE"
    "resumo" => "Este trabalho vem trazendo quais são as condições para as aulas de Educação Física em algumas instituições escolares da cidade de Aracaju/SE. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar as condições de infra-estrutura para as aulas de Educação Física  em instituições escolares (públicas e particulares) do município de Aracaju (SE) e assim os específicos de comparar a os espaços existentes no âmbito escolar, analisar as condições de adequação da quadra escolar e também analisar as condições de facilidade e conforto das quadras escolares para as aulas de Educação Física. Para analisar as características das escolas observadas torna-se necessário ressaltar que não se está entendendo a quadra como sendo o único local apropriado e reservado para as aulas de Educação Física, mas procuramos observar e analisar um dos locais que são mais freqüentados e utilizados pelos professores e alunos desta disciplina durante a realização de suas aulas. Situação esta associada com o próprio processo de esportivização de disciplina e da própria instituição escolar. Quanto aos procedimentos metodológicos foi uma pesquisa qualitativa com cunho quantitativo. Foram utilizados para coletas de dados: medições do espaço da quadra, questionários e análises descritivas dos dados, com isso os dados das medições e questionários foram transformados em tabelas e gráficos dentro das análises da pesquisa. Foram selecionadas instituições de ensino da rede pública e particular de Aracaju/SE, sendo que apenas 6 concordaram em participar da pesquisa (3 particulares e 3 públicas). Os professores de Educação Física dessas 6 escolas fizeram parte do trabalho. Nas análises foram observados as características das instituições de ensino que fizeram parte deste trabalho. Depois foram analisados os questionários respondidos pelos professores das escolas, questionário esse formado por perguntas abertas e fechadas, que geraram a formação de respostas que foram justificativas para uma resposta e sugestões de melhorias para o espaço utilizado para as aulas de Educação Física. Concluímos que muitas das escolas pesquisadas precisam de modificações em suas estruturaras, seja no espaço da quadra ou no espaço externo, para que possa proporcionar aos alunos e professores melhores condições de facilidade, adequação e conforto durante as aulas de Educação Física. Também deveriam melhorar o acesso ao espaço da quadra, visando principalmente à entrada de pessoas cadeirantes, já que na maioria das escolas os mesmo teriam dificuldades para chegarem a este espaço. E não deixa de relatar que as escolas públicas pesquisadas foram as que tiverem o melhor índice de itens positivos e elogios dos professores em relação a todo o ambiente da Educação Física, caso que não aconteceu nas escolas particulares, que ao contrario de que muitos pensam não são melhores que as escolas públicas, pois deixam a desejar em muitas questões, principalmente em algumas escolas de grande porte da cidade. Claro que não podemos generalizar e falar que todas as escolas da cidade de Aracaju/SE se encaixam nessas questões, pois não tivemos acesso a todas e nem tivemos como incluir todas em nossa pesquisa, ficando assim para pesquisas futuras que venhamos a realizar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "CONDIÇÕES DE ESPAÇO PARA AS AULAS, ESPAÇO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME AMORIM DE MORAES CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME AMORIM"
    "autor_email" => "guibagage@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1433
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 417
    "titulo" => "ESPAÇO FÍSICO E SUAS CONDIÇÕES: O ESPAÇO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM ARACAJU-SE"
    "resumo" => "Este trabalho vem trazendo quais são as condições para as aulas de Educação Física em algumas instituições escolares da cidade de Aracaju/SE. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar as condições de infra-estrutura para as aulas de Educação Física  em instituições escolares (públicas e particulares) do município de Aracaju (SE) e assim os específicos de comparar a os espaços existentes no âmbito escolar, analisar as condições de adequação da quadra escolar e também analisar as condições de facilidade e conforto das quadras escolares para as aulas de Educação Física. Para analisar as características das escolas observadas torna-se necessário ressaltar que não se está entendendo a quadra como sendo o único local apropriado e reservado para as aulas de Educação Física, mas procuramos observar e analisar um dos locais que são mais freqüentados e utilizados pelos professores e alunos desta disciplina durante a realização de suas aulas. Situação esta associada com o próprio processo de esportivização de disciplina e da própria instituição escolar. Quanto aos procedimentos metodológicos foi uma pesquisa qualitativa com cunho quantitativo. Foram utilizados para coletas de dados: medições do espaço da quadra, questionários e análises descritivas dos dados, com isso os dados das medições e questionários foram transformados em tabelas e gráficos dentro das análises da pesquisa. Foram selecionadas instituições de ensino da rede pública e particular de Aracaju/SE, sendo que apenas 6 concordaram em participar da pesquisa (3 particulares e 3 públicas). Os professores de Educação Física dessas 6 escolas fizeram parte do trabalho. Nas análises foram observados as características das instituições de ensino que fizeram parte deste trabalho. Depois foram analisados os questionários respondidos pelos professores das escolas, questionário esse formado por perguntas abertas e fechadas, que geraram a formação de respostas que foram justificativas para uma resposta e sugestões de melhorias para o espaço utilizado para as aulas de Educação Física. Concluímos que muitas das escolas pesquisadas precisam de modificações em suas estruturaras, seja no espaço da quadra ou no espaço externo, para que possa proporcionar aos alunos e professores melhores condições de facilidade, adequação e conforto durante as aulas de Educação Física. Também deveriam melhorar o acesso ao espaço da quadra, visando principalmente à entrada de pessoas cadeirantes, já que na maioria das escolas os mesmo teriam dificuldades para chegarem a este espaço. E não deixa de relatar que as escolas públicas pesquisadas foram as que tiverem o melhor índice de itens positivos e elogios dos professores em relação a todo o ambiente da Educação Física, caso que não aconteceu nas escolas particulares, que ao contrario de que muitos pensam não são melhores que as escolas públicas, pois deixam a desejar em muitas questões, principalmente em algumas escolas de grande porte da cidade. Claro que não podemos generalizar e falar que todas as escolas da cidade de Aracaju/SE se encaixam nessas questões, pois não tivemos acesso a todas e nem tivemos como incluir todas em nossa pesquisa, ficando assim para pesquisas futuras que venhamos a realizar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "CONDIÇÕES DE ESPAÇO PARA AS AULAS, ESPAÇO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME AMORIM DE MORAES CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME AMORIM"
    "autor_email" => "guibagage@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

Este trabalho vem trazendo quais são as condições para as aulas de Educação Física em algumas instituições escolares da cidade de Aracaju/SE. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar as condições de infra-estrutura para as aulas de Educação Física em instituições escolares (públicas e particulares) do município de Aracaju (SE) e assim os específicos de comparar a os espaços existentes no âmbito escolar, analisar as condições de adequação da quadra escolar e também analisar as condições de facilidade e conforto das quadras escolares para as aulas de Educação Física. Para analisar as características das escolas observadas torna-se necessário ressaltar que não se está entendendo a quadra como sendo o único local apropriado e reservado para as aulas de Educação Física, mas procuramos observar e analisar um dos locais que são mais freqüentados e utilizados pelos professores e alunos desta disciplina durante a realização de suas aulas. Situação esta associada com o próprio processo de esportivização de disciplina e da própria instituição escolar. Quanto aos procedimentos metodológicos foi uma pesquisa qualitativa com cunho quantitativo. Foram utilizados para coletas de dados: medições do espaço da quadra, questionários e análises descritivas dos dados, com isso os dados das medições e questionários foram transformados em tabelas e gráficos dentro das análises da pesquisa. Foram selecionadas instituições de ensino da rede pública e particular de Aracaju/SE, sendo que apenas 6 concordaram em participar da pesquisa (3 particulares e 3 públicas). Os professores de Educação Física dessas 6 escolas fizeram parte do trabalho. Nas análises foram observados as características das instituições de ensino que fizeram parte deste trabalho. Depois foram analisados os questionários respondidos pelos professores das escolas, questionário esse formado por perguntas abertas e fechadas, que geraram a formação de respostas que foram justificativas para uma resposta e sugestões de melhorias para o espaço utilizado para as aulas de Educação Física. Concluímos que muitas das escolas pesquisadas precisam de modificações em suas estruturaras, seja no espaço da quadra ou no espaço externo, para que possa proporcionar aos alunos e professores melhores condições de facilidade, adequação e conforto durante as aulas de Educação Física. Também deveriam melhorar o acesso ao espaço da quadra, visando principalmente à entrada de pessoas cadeirantes, já que na maioria das escolas os mesmo teriam dificuldades para chegarem a este espaço. E não deixa de relatar que as escolas públicas pesquisadas foram as que tiverem o melhor índice de itens positivos e elogios dos professores em relação a todo o ambiente da Educação Física, caso que não aconteceu nas escolas particulares, que ao contrario de que muitos pensam não são melhores que as escolas públicas, pois deixam a desejar em muitas questões, principalmente em algumas escolas de grande porte da cidade. Claro que não podemos generalizar e falar que todas as escolas da cidade de Aracaju/SE se encaixam nessas questões, pois não tivemos acesso a todas e nem tivemos como incluir todas em nossa pesquisa, ficando assim para pesquisas futuras que venhamos a realizar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Arthur Dantas

    Precisando de uma comprovação de apresentação desse artigo

    28/12/2021 08:01:10

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.