Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: A EQUIPE DE TRABALHO COMO MÉTODO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO Relato de Experiência (RE) Formação do Profissional de Educação Física
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1373
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 156
    "titulo" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: A EQUIPE DE TRABALHO COMO MÉTODO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho está relacionado à avaliação final – na forma de portfólio - desenvolvida por um grupo de monitores do componente curricular Ginástica Rítmica do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O objetivo do mesmo é relatar as experiências vivenciadas nas aulas – enquanto equipe de trabalho – assim como, o processo de elaboração deste instrumento avaliativo do processo ensino/aprendizagem. A atividade foi motivada pela oportunidade de possibilitar aos estudantes da graduação acompanhar o processo de condução das aulas do componente em questões, permitindo aos mesmos ampliar seu acervo conceitual e prático sobre a disciplina. O componente curricular em questão deu-se dentro de uma abordagem propositiva e sistematizada da educação física, a saber, a Crítico-superadora; em torno de um projeto de formação omnilateral, integrada, por sua vez, a uma leitura crítica dos dados da realidade, referentes aos movimentos ginásticos – sua história e elementos constitutivos. Na oportunidade lançou-se mão das dimensões, científico-filosófica, técnica, pedagógica e didática, de forma a possibilitar o caráter ampliado à formação, necessário ao ensino do referido componente. Não obstante, foi-nos possível conhecer, compreender e analisar o sistema de princípios e bases da ginástica em geral, e da ginástica rítmica em específico.  A metodologia utilizada perfez o seguinte caminho: ao iniciar o semestre letivo o professor apresentou o componente curricular e abriu espaço para os estudantes (público alvo desta atividade) que se interessassem em participar da equipe de trabalho; posteriormente – em horário diferente ao do componente – apresentou a proposta de trabalho para a equipe e o formato do processo de avaliação final, o portfólio. Para elaboração do instrumento, foram organizadas reuniões com a equipe de trabalho; posterior divisão de tarefas e organização dos conteúdos apreendidos durante o percurso das aulas. Ademais, juntamente com o professor, debatiam, estudavam e refletiam a respeito de temáticas relacionadas à sociedade, a educação e a educação física, dando ênfase às discussões da ginástica rítmica. Nesse sentido, como possíveis recomendações acerca do trabalho realizado, entendemos a necessidade de construção de instrumentos avaliativos que consigam dar sentido e significado à prática docente, ampliando o caráter do processo ensino/aprendizagem e contribuindo, dessa forma, para a elevação do padrão cultural dos estudantes que estão submetidos a esse modelo de abordagem pedagógica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DÉBORA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE DÉBORA"
    "autor_email" => "alinedeboraoliveira@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1373
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 156
    "titulo" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: A EQUIPE DE TRABALHO COMO MÉTODO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho está relacionado à avaliação final – na forma de portfólio - desenvolvida por um grupo de monitores do componente curricular Ginástica Rítmica do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O objetivo do mesmo é relatar as experiências vivenciadas nas aulas – enquanto equipe de trabalho – assim como, o processo de elaboração deste instrumento avaliativo do processo ensino/aprendizagem. A atividade foi motivada pela oportunidade de possibilitar aos estudantes da graduação acompanhar o processo de condução das aulas do componente em questões, permitindo aos mesmos ampliar seu acervo conceitual e prático sobre a disciplina. O componente curricular em questão deu-se dentro de uma abordagem propositiva e sistematizada da educação física, a saber, a Crítico-superadora; em torno de um projeto de formação omnilateral, integrada, por sua vez, a uma leitura crítica dos dados da realidade, referentes aos movimentos ginásticos – sua história e elementos constitutivos. Na oportunidade lançou-se mão das dimensões, científico-filosófica, técnica, pedagógica e didática, de forma a possibilitar o caráter ampliado à formação, necessário ao ensino do referido componente. Não obstante, foi-nos possível conhecer, compreender e analisar o sistema de princípios e bases da ginástica em geral, e da ginástica rítmica em específico.  A metodologia utilizada perfez o seguinte caminho: ao iniciar o semestre letivo o professor apresentou o componente curricular e abriu espaço para os estudantes (público alvo desta atividade) que se interessassem em participar da equipe de trabalho; posteriormente – em horário diferente ao do componente – apresentou a proposta de trabalho para a equipe e o formato do processo de avaliação final, o portfólio. Para elaboração do instrumento, foram organizadas reuniões com a equipe de trabalho; posterior divisão de tarefas e organização dos conteúdos apreendidos durante o percurso das aulas. Ademais, juntamente com o professor, debatiam, estudavam e refletiam a respeito de temáticas relacionadas à sociedade, a educação e a educação física, dando ênfase às discussões da ginástica rítmica. Nesse sentido, como possíveis recomendações acerca do trabalho realizado, entendemos a necessidade de construção de instrumentos avaliativos que consigam dar sentido e significado à prática docente, ampliando o caráter do processo ensino/aprendizagem e contribuindo, dessa forma, para a elevação do padrão cultural dos estudantes que estão submetidos a esse modelo de abordagem pedagógica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DÉBORA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE DÉBORA"
    "autor_email" => "alinedeboraoliveira@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O presente trabalho está relacionado à avaliação final – na forma de portfólio - desenvolvida por um grupo de monitores do componente curricular Ginástica Rítmica do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O objetivo do mesmo é relatar as experiências vivenciadas nas aulas – enquanto equipe de trabalho – assim como, o processo de elaboração deste instrumento avaliativo do processo ensino/aprendizagem. A atividade foi motivada pela oportunidade de possibilitar aos estudantes da graduação acompanhar o processo de condução das aulas do componente em questões, permitindo aos mesmos ampliar seu acervo conceitual e prático sobre a disciplina. O componente curricular em questão deu-se dentro de uma abordagem propositiva e sistematizada da educação física, a saber, a Crítico-superadora; em torno de um projeto de formação omnilateral, integrada, por sua vez, a uma leitura crítica dos dados da realidade, referentes aos movimentos ginásticos – sua história e elementos constitutivos. Na oportunidade lançou-se mão das dimensões, científico-filosófica, técnica, pedagógica e didática, de forma a possibilitar o caráter ampliado à formação, necessário ao ensino do referido componente. Não obstante, foi-nos possível conhecer, compreender e analisar o sistema de princípios e bases da ginástica em geral, e da ginástica rítmica em específico. A metodologia utilizada perfez o seguinte caminho: ao iniciar o semestre letivo o professor apresentou o componente curricular e abriu espaço para os estudantes (público alvo desta atividade) que se interessassem em participar da equipe de trabalho; posteriormente – em horário diferente ao do componente – apresentou a proposta de trabalho para a equipe e o formato do processo de avaliação final, o portfólio. Para elaboração do instrumento, foram organizadas reuniões com a equipe de trabalho; posterior divisão de tarefas e organização dos conteúdos apreendidos durante o percurso das aulas. Ademais, juntamente com o professor, debatiam, estudavam e refletiam a respeito de temáticas relacionadas à sociedade, a educação e a educação física, dando ênfase às discussões da ginástica rítmica. Nesse sentido, como possíveis recomendações acerca do trabalho realizado, entendemos a necessidade de construção de instrumentos avaliativos que consigam dar sentido e significado à prática docente, ampliando o caráter do processo ensino/aprendizagem e contribuindo, dessa forma, para a elevação do padrão cultural dos estudantes que estão submetidos a esse modelo de abordagem pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.