SER PROFESSOR: O QUE PENSAM OS DOCENTES QUE ATUAM NOS CURSOS DE LICENCIATURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134200 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7113 "inscrito_id" => 14136 "titulo" => "SER PROFESSOR: O QUE PENSAM OS DOCENTES QUE ATUAM NOS CURSOS DE LICENCIATURA" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo analisar as representações sociais da profissão docente construídas por professores universitários em início de carreira na UFPE, destacando os consensos e variações dessas representações.As representações sociais são explicações e afirmações que se originam no cotidiano, no curso de comunicações interindividuais. Elas constituem uma versão contemporâneado senso comum, um saber prático elaborado e partilhado no grupo social, que orienta a interpretação do mundo. Referem-se aos sentidos atribuídos pelos sujeitos a um objeto ou fenômeno. É importante salientar que, ao longo de 50 anos de história, a Teoria das Representações Sociais(TRS) tem se ocupado de estudar objetos de diferentes áreas e que dessa teoria surgiram desdobramentos.A dotamos como referencial a Teoria das Representações Sociais, na perspectiva societal, protagonizada por W.Doise. Participaram da pesquisa trinta e cinco professores em início de carreira na UFPE. Para coleta de dados,utilizamos a entrevista semiestruturada.A entrevista constituiu um instrumento adequado para recolha das informações nesta pesquisa, porque permitiu obter uma gama de ideias, opiniões, informações por meio da fala individual de cada sujeito. A análise de conteúdo orientou a organização dos dados.Os resultados sinalizaram um consenso representacional em torno do ser professor como algo positivo e interessante. Foram discretos os dissensos.Os professores demonstraram motivação para permanecer na carreira, buscam a estabilidade e o "status" oferecido pela docência universitária." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14136_TB7113_11042025110239.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELLA TORRES PEREIRA DA SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Mirella Torres" "autor_email" => "mirella.torres@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134200 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7113 "inscrito_id" => 14136 "titulo" => "SER PROFESSOR: O QUE PENSAM OS DOCENTES QUE ATUAM NOS CURSOS DE LICENCIATURA" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo analisar as representações sociais da profissão docente construídas por professores universitários em início de carreira na UFPE, destacando os consensos e variações dessas representações.As representações sociais são explicações e afirmações que se originam no cotidiano, no curso de comunicações interindividuais. Elas constituem uma versão contemporâneado senso comum, um saber prático elaborado e partilhado no grupo social, que orienta a interpretação do mundo. Referem-se aos sentidos atribuídos pelos sujeitos a um objeto ou fenômeno. É importante salientar que, ao longo de 50 anos de história, a Teoria das Representações Sociais(TRS) tem se ocupado de estudar objetos de diferentes áreas e que dessa teoria surgiram desdobramentos.A dotamos como referencial a Teoria das Representações Sociais, na perspectiva societal, protagonizada por W.Doise. Participaram da pesquisa trinta e cinco professores em início de carreira na UFPE. Para coleta de dados,utilizamos a entrevista semiestruturada.A entrevista constituiu um instrumento adequado para recolha das informações nesta pesquisa, porque permitiu obter uma gama de ideias, opiniões, informações por meio da fala individual de cada sujeito. A análise de conteúdo orientou a organização dos dados.Os resultados sinalizaram um consenso representacional em torno do ser professor como algo positivo e interessante. Foram discretos os dissensos.Os professores demonstraram motivação para permanecer na carreira, buscam a estabilidade e o "status" oferecido pela docência universitária." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14136_TB7113_11042025110239.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELLA TORRES PEREIRA DA SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Mirella Torres" "autor_email" => "mirella.torres@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }