Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SER PROFESSOR: O QUE PENSAM OS DOCENTES QUE ATUAM NOS CURSOS DE LICENCIATURA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as representações sociais da profissão docente construídas por professores universitários em início de carreira na UFPE, destacando os consensos e variações dessas representações.As representações sociais são explicações e afirmações que se originam no cotidiano, no curso de comunicações interindividuais. Elas constituem uma versão contemporâneado senso comum, um saber prático elaborado e partilhado no grupo social, que orienta a interpretação do mundo. Referem-se aos sentidos atribuídos pelos sujeitos a um objeto ou fenômeno. É importante salientar que, ao longo de 50 anos de história, a Teoria das Representações Sociais(TRS) tem se ocupado de estudar objetos de diferentes áreas e que dessa teoria surgiram desdobramentos.A dotamos como referencial a Teoria das Representações Sociais, na perspectiva societal, protagonizada por W.Doise. Participaram da pesquisa trinta e cinco professores em início de carreira na UFPE. Para coleta de dados,utilizamos a entrevista semiestruturada.A entrevista constituiu um instrumento adequado para recolha das informações nesta pesquisa, porque permitiu obter uma gama de ideias, opiniões, informações por meio da fala individual de cada sujeito. A análise de conteúdo orientou a organização dos dados.Os resultados sinalizaram um consenso representacional em torno do ser professor como algo positivo e interessante. Foram discretos os dissensos.Os professores demonstraram motivação para permanecer na carreira, buscam a estabilidade e o "status" oferecido pela docência universitária.

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