ARTE ATIVISMO NO INSTAGRAM: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS INSURGENTES DOS JOVENS DAS PERIFERIAS EM REDES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134464 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7532 "inscrito_id" => 16424 "titulo" => "ARTE ATIVISMO NO INSTAGRAM: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS INSURGENTES DOS JOVENS DAS PERIFERIAS EM REDES" "resumo" => "Este artigo investiga as práticas de arte ativismo desenvolvidas por jovens das periferias brasileiras no Instagram, compreendendo-as como formas contemporâneas de cidadania insurgente. A partir de uma abordagem qualitativa, analisa-se como esses sujeitos utilizam a plataforma para construir narrativas visuais de resistência, denúncia, identidade e pertencimento. As postagens observadas revelam o uso estratégico da estética, do corpo e das performances culturais como dispositivos políticos de contestação. Além disso, destacam-se os afetos e as redes de apoio que se formam nos ambientes digitais, reforçando vínculos coletivos e fortalecendo a ação insurgente. As categorias de análise — estética da resistência, narrativas identitárias, denúncia crítica, performatividade e redes afetivas — permitem compreender como o Instagram deixa de ser um espaço apenas de exposição pessoal para se tornar um território de mobilização e luta social. Os jovens analisados produzem conteúdo que ressignifica a imagem da periferia, desafiando estigmas sociais e ampliando os sentidos da arte como ferramenta de engajamento político. O estudo conclui que o arte ativismo nas redes sociais opera como uma prática de educação política e cultural, contribuindo para o fortalecimento da cidadania periférica e para a ampliação do debate sobre justiça social, representação e democratização da comunicação nas plataformas digitais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16424_TB7532_29042025145531.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYCK DIEB SOUZA" "autor_nome_curto" => "ERYCK DIEB" "autor_email" => "eryckdieb@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134464 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7532 "inscrito_id" => 16424 "titulo" => "ARTE ATIVISMO NO INSTAGRAM: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS INSURGENTES DOS JOVENS DAS PERIFERIAS EM REDES" "resumo" => "Este artigo investiga as práticas de arte ativismo desenvolvidas por jovens das periferias brasileiras no Instagram, compreendendo-as como formas contemporâneas de cidadania insurgente. A partir de uma abordagem qualitativa, analisa-se como esses sujeitos utilizam a plataforma para construir narrativas visuais de resistência, denúncia, identidade e pertencimento. As postagens observadas revelam o uso estratégico da estética, do corpo e das performances culturais como dispositivos políticos de contestação. Além disso, destacam-se os afetos e as redes de apoio que se formam nos ambientes digitais, reforçando vínculos coletivos e fortalecendo a ação insurgente. As categorias de análise — estética da resistência, narrativas identitárias, denúncia crítica, performatividade e redes afetivas — permitem compreender como o Instagram deixa de ser um espaço apenas de exposição pessoal para se tornar um território de mobilização e luta social. Os jovens analisados produzem conteúdo que ressignifica a imagem da periferia, desafiando estigmas sociais e ampliando os sentidos da arte como ferramenta de engajamento político. O estudo conclui que o arte ativismo nas redes sociais opera como uma prática de educação política e cultural, contribuindo para o fortalecimento da cidadania periférica e para a ampliação do debate sobre justiça social, representação e democratização da comunicação nas plataformas digitais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16424_TB7532_29042025145531.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYCK DIEB SOUZA" "autor_nome_curto" => "ERYCK DIEB" "autor_email" => "eryckdieb@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }