Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135624
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9268
    "inscrito_id" => 20003
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN"
    "resumo" => "A educação é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. E, para que ela seja eficaz, é essencial que os professores estejam devidamente capacitados e atualizados em suas áreas de atuação. No tocante a preocupação de realizar essa formação de professores em serviço nas quatro escolas do ensino fundamental do município de Parnamirim/RN que sou assessora pedagógica, no seu local de trabalho, dentro do seu horário/turno e no dia do planejamento coletivo, pensou-se em oficinas que aconteceram de forma simultânea, com temas de escolhas realizadas pelos próprios professores das instituições, atendendo as necessidades formativas docentes. O objetivo principal foi garantir aos professores essa formação em serviço, atendendo suas demandas formativas, oportunizando as trocas de experiências entre eles e os formadores e assim enriquecer sua prática de saberes e fazeres. A metodologia utilizada foi a metodologia participativa e o referencial teórico que embasou essa prática foi Antônio Nóvoa (1995), Maurice Tardif (2014), Davis Ausubel (1963), entre outros teóricos da teoria da aprendizagem e da aprendizagem significativa. Para os professores, as oficinas foram um momento enriquecedor porque eles se sentiram ouvidos em suas necessidades pedagógicas de aperfeiçoamento profissional, inovando sua prática pedagógica em sala de aula, maior motivação desses docentes e, consequentemente, envolvimento dos estudantes em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20003_TB9268_05082025180203.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELA DINIZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ÂNGELA"
    "autor_email" => "angelaprofissionalcopeb@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135624
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9268
    "inscrito_id" => 20003
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN"
    "resumo" => "A educação é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. E, para que ela seja eficaz, é essencial que os professores estejam devidamente capacitados e atualizados em suas áreas de atuação. No tocante a preocupação de realizar essa formação de professores em serviço nas quatro escolas do ensino fundamental do município de Parnamirim/RN que sou assessora pedagógica, no seu local de trabalho, dentro do seu horário/turno e no dia do planejamento coletivo, pensou-se em oficinas que aconteceram de forma simultânea, com temas de escolhas realizadas pelos próprios professores das instituições, atendendo as necessidades formativas docentes. O objetivo principal foi garantir aos professores essa formação em serviço, atendendo suas demandas formativas, oportunizando as trocas de experiências entre eles e os formadores e assim enriquecer sua prática de saberes e fazeres. A metodologia utilizada foi a metodologia participativa e o referencial teórico que embasou essa prática foi Antônio Nóvoa (1995), Maurice Tardif (2014), Davis Ausubel (1963), entre outros teóricos da teoria da aprendizagem e da aprendizagem significativa. Para os professores, as oficinas foram um momento enriquecedor porque eles se sentiram ouvidos em suas necessidades pedagógicas de aperfeiçoamento profissional, inovando sua prática pedagógica em sala de aula, maior motivação desses docentes e, consequentemente, envolvimento dos estudantes em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20003_TB9268_05082025180203.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELA DINIZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ÂNGELA"
    "autor_email" => "angelaprofissionalcopeb@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. E, para que ela seja eficaz, é essencial que os professores estejam devidamente capacitados e atualizados em suas áreas de atuação. No tocante a preocupação de realizar essa formação de professores em serviço nas quatro escolas do ensino fundamental do município de Parnamirim/RN que sou assessora pedagógica, no seu local de trabalho, dentro do seu horário/turno e no dia do planejamento coletivo, pensou-se em oficinas que aconteceram de forma simultânea, com temas de escolhas realizadas pelos próprios professores das instituições, atendendo as necessidades formativas docentes. O objetivo principal foi garantir aos professores essa formação em serviço, atendendo suas demandas formativas, oportunizando as trocas de experiências entre eles e os formadores e assim enriquecer sua prática de saberes e fazeres. A metodologia utilizada foi a metodologia participativa e o referencial teórico que embasou essa prática foi Antônio Nóvoa (1995), Maurice Tardif (2014), Davis Ausubel (1963), entre outros teóricos da teoria da aprendizagem e da aprendizagem significativa. Para os professores, as oficinas foram um momento enriquecedor porque eles se sentiram ouvidos em suas necessidades pedagógicas de aperfeiçoamento profissional, inovando sua prática pedagógica em sala de aula, maior motivação desses docentes e, consequentemente, envolvimento dos estudantes em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.