PANCBOOK: UM DESENHO PEDAGÓGICO PARA FORMAÇÃO DE MERENDEIRAS NO INCENTIVO AO USO DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135177 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8622 "inscrito_id" => 18467 "titulo" => "PANCBOOK: UM DESENHO PEDAGÓGICO PARA FORMAÇÃO DE MERENDEIRAS NO INCENTIVO AO USO DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "As merendeiras desempenham um papel crucial no desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes por meio do acesso a alimentos saudáveis e balanceados. Faz-se necessário incorporar seus conhecimentos e práticas vinculadas à dinâmica e contexto a temas como as relações étnico-raciais e a sustentabilidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado em andamento interrogamos: como um desenho pedagógico de formação orientado na perspectiva freiriana pode incentivar as merendeiras ao uso das PANC na alimentação escolar? Nesse sentido, pretendemos desenvolver a formação de merendeiras por meio de um desenho pedagógico orientado na perspectiva freiriana incentivando o uso da PANC na alimentação escolar. Assim, desejamos especificamente: apresentar as PANC e possibilidades de uso na alimentação enfatizando a afroperspectiva de espécies selecionadas; discutir a importância do papel educacional das merendeiras, seus saberes e sua formação segundo um desenho pedagógico que contemple suas especificidades; desenvolver a formação de merendeiras tendo como inspiração o círculo de cultura freiriano cujo dispositivo de pesquisa e provocação formativa se dará em rodas de conversas em um formato híbrido; e elaborar o PANCbook, um livro digital, de forma colaborativa com as praticantes culturais contendo as receitas produzidas, informações nutricionais e contexto histórico-social de sua utilização. Quanto aos caminhos metodológicos, essa pesquisa trata-se de: uma Pesquisa-Formação na Cibercultura (Santos 2005, 2019); de natureza Aplicada; e abordagem Qualitativa, tendo como inspiração o Círculo de Cultura (CC) (Freire, 1999, 2004) para o desenvolvimento das rodas de conversas. A produção de dados se dará a partir do diário de campo, do questionário e das rodas de conversas. O estudo está na etapa de delineamento do desenho pedagógico de formação junto ao planejamento prévio das oficinas híbridas a serem desenvolvidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18467_TB8622_23062025191615.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLE PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAROLE" "autor_email" => "karoleps86karoleps@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135177 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8622 "inscrito_id" => 18467 "titulo" => "PANCBOOK: UM DESENHO PEDAGÓGICO PARA FORMAÇÃO DE MERENDEIRAS NO INCENTIVO AO USO DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "As merendeiras desempenham um papel crucial no desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes por meio do acesso a alimentos saudáveis e balanceados. Faz-se necessário incorporar seus conhecimentos e práticas vinculadas à dinâmica e contexto a temas como as relações étnico-raciais e a sustentabilidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado em andamento interrogamos: como um desenho pedagógico de formação orientado na perspectiva freiriana pode incentivar as merendeiras ao uso das PANC na alimentação escolar? Nesse sentido, pretendemos desenvolver a formação de merendeiras por meio de um desenho pedagógico orientado na perspectiva freiriana incentivando o uso da PANC na alimentação escolar. Assim, desejamos especificamente: apresentar as PANC e possibilidades de uso na alimentação enfatizando a afroperspectiva de espécies selecionadas; discutir a importância do papel educacional das merendeiras, seus saberes e sua formação segundo um desenho pedagógico que contemple suas especificidades; desenvolver a formação de merendeiras tendo como inspiração o círculo de cultura freiriano cujo dispositivo de pesquisa e provocação formativa se dará em rodas de conversas em um formato híbrido; e elaborar o PANCbook, um livro digital, de forma colaborativa com as praticantes culturais contendo as receitas produzidas, informações nutricionais e contexto histórico-social de sua utilização. Quanto aos caminhos metodológicos, essa pesquisa trata-se de: uma Pesquisa-Formação na Cibercultura (Santos 2005, 2019); de natureza Aplicada; e abordagem Qualitativa, tendo como inspiração o Círculo de Cultura (CC) (Freire, 1999, 2004) para o desenvolvimento das rodas de conversas. A produção de dados se dará a partir do diário de campo, do questionário e das rodas de conversas. O estudo está na etapa de delineamento do desenho pedagógico de formação junto ao planejamento prévio das oficinas híbridas a serem desenvolvidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18467_TB8622_23062025191615.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLE PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAROLE" "autor_email" => "karoleps86karoleps@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }