Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E O ENSINO DE GEOMETRIA NO PRIMÁRIO: ESTUDO A PARTIR DO LABORATÓRIO DE CURRÍCULOS DO RIO DE JANEIRO (1975 A 1983)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente resumo apresenta uma pesquisa de doutorado inserida no campo da História da educação matemática (Hem), fundamentada no referencial teórico metodológico da historiografia. Para a escrita da história, adotam-se as perspectivas de autores como Certeau (1982, 1998) e Chartier (2002), bem como os estudos de Hofstetter e Valente (2017), que compreendem os saberes profissionais docentes como resultantes da inter-relação entre os saberes para ensinar (saberes necessários à prática de ensino do professor), e os saberes a ensinar (saberes advindos da disciplina de referência). O estudo tem como objetivo investigar os saberes profissionais do professor relativos ao ensino de geometria nas séries inicias, entre o período de 1975 a 1983, a partir do arquivo documental do Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro (LC), órgão responsável pela gestão e implementação de diretrizes metodológicas alinhadas às novas legislações educacionais, considerando a realidade do Estado do Rio de Janeiro após a fusão dos antigos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. O período pesquisado foi marcado pela ditadura militar, a incidência da Lei de Diretrizes e Bases de 1971 e pelo movimento de repercussão internacional conhecido como Movimento da Matemática Moderna (MMM), que impôs ao novo Estado a necessidade de modificações estruturais e organizacionais para construção de seu sistema de ensino. Sob este cenário, busca-se investigar quais os saberes profissionais docentes relativos ao ensino de geometria no ensino primário podem ser identificados a partir das publicações do LC (1975-1983)? Para isso, devido a revisão de literatura que apontou a presença das ideias do educador Zoltan Dienes no curriculo de outros estados brasileiros, foram analisadas obras desse autor para a identificação dos saberes para ensinar e a ensiar prescritos por ele. Os indícios sugerem que, na reformulação curricular conduzida pelo LC, houve apropriações desses saberes fundamentados nas ideias do epistemólogo Jean Piaget.

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