Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O NEABI: UM ESPAÇO DE RESISTÊNCIA E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ E PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As políticas afirmativas no Brasil, embora não recentes, adquiriram maior relevância a partir dos anos 2000, especialmente no ambiente escolar. Nos Institutos Federais, foram criados núcleos como os NEABIs (Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), NAPNEs (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) e NUGEDs (Núcleos de Gênero e Diversidade), com o objetivo de promover o diálogo sobre diversidade, racismo e inclusão de pessoas com deficiência. Este estudo concentrou-se na análise dos NEABIs, investigando seus papéis como espaços de resistência e suas contribuições para a formação cidadã e profissional dos estudantes. A metodologia empregada baseou-se em revisão bibliográfica e documental, com uma análise qualitativa da atuação dos núcleos. Os resultados evidenciaram a importância dos NEABIs na conscientização sobre as políticas afirmativas, contribuindo para a formação crítica dos estudantes e para a disseminação dessas políticas entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Os núcleos têm papel central na promoção da igualdade racial e na inclusão, fortalecendo o compromisso com a justiça social nas instituições de ensino. Conclui-se que, nos Institutos Federais, os NEABIs são fundamentais para a formação de uma sociedade mais inclusiva e equitativa, alinhada com os valores de justiça e igualdade social.

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