Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA, ENSINO DE ESPANHOL E COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA: EXPLORANDO O LINKEDIN NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135783
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9494
    "inscrito_id" => 20758
    "titulo" => "TECNOLOGIA, ENSINO DE ESPANHOL E COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA: EXPLORANDO O LINKEDIN NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a rede social digital LinkedIn pode ser integrada às aulas de espanhol no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e como pode contribuir para o desenvolvimento da competência pragmática dos aprendizes. Criada no início do século XXI, essa plataforma estadunidense consolidou-se como a principal comunidade virtual orientada ao âmbito profissional, tanto no Brasil quanto no espaço hispânico. Os seus usuários podem construir vínculos e projetar a sua identidade profissional por meio de diferentes tecnogêneros e recursos tecnolinguísticos. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho descritivo-interpretativo. Fundamentamo-nos, sobretudo, em discussões sobre o ambiente digital (Paveau, 2021) e sobre a relação entre tecnologia e educação (Prensky, 2011; Bortolazzo, 2020; Leffa, 2021; Méndez e Vela, 2023). Em um primeiro momento, refletimos sobre a relação entre tecnologia e ensino de línguas, bem como sobre o uso das redes sociais no ensino de espanhol na EPT. Em seguida, realizamos uma análise da plataforma LinkedIn e de como ela pode funcionar como recurso pedagógico para o desenvolvimento da competência pragmática. O LinkedIn pode potencializar o ensino de línguas, atuando como um recurso autêntico e significativo que integra a aprendizagem de um idioma com as demandas do mercado de trabalho globalizado"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID20758_TB9494_09082025012315.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDSON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA"
    "autor_email" => "edsons_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135783
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9494
    "inscrito_id" => 20758
    "titulo" => "TECNOLOGIA, ENSINO DE ESPANHOL E COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA: EXPLORANDO O LINKEDIN NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a rede social digital LinkedIn pode ser integrada às aulas de espanhol no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e como pode contribuir para o desenvolvimento da competência pragmática dos aprendizes. Criada no início do século XXI, essa plataforma estadunidense consolidou-se como a principal comunidade virtual orientada ao âmbito profissional, tanto no Brasil quanto no espaço hispânico. Os seus usuários podem construir vínculos e projetar a sua identidade profissional por meio de diferentes tecnogêneros e recursos tecnolinguísticos. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho descritivo-interpretativo. Fundamentamo-nos, sobretudo, em discussões sobre o ambiente digital (Paveau, 2021) e sobre a relação entre tecnologia e educação (Prensky, 2011; Bortolazzo, 2020; Leffa, 2021; Méndez e Vela, 2023). Em um primeiro momento, refletimos sobre a relação entre tecnologia e ensino de línguas, bem como sobre o uso das redes sociais no ensino de espanhol na EPT. Em seguida, realizamos uma análise da plataforma LinkedIn e de como ela pode funcionar como recurso pedagógico para o desenvolvimento da competência pragmática. O LinkedIn pode potencializar o ensino de línguas, atuando como um recurso autêntico e significativo que integra a aprendizagem de um idioma com as demandas do mercado de trabalho globalizado"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID20758_TB9494_09082025012315.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDSON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA"
    "autor_email" => "edsons_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a rede social digital LinkedIn pode ser integrada às aulas de espanhol no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e como pode contribuir para o desenvolvimento da competência pragmática dos aprendizes. Criada no início do século XXI, essa plataforma estadunidense consolidou-se como a principal comunidade virtual orientada ao âmbito profissional, tanto no Brasil quanto no espaço hispânico. Os seus usuários podem construir vínculos e projetar a sua identidade profissional por meio de diferentes tecnogêneros e recursos tecnolinguísticos. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho descritivo-interpretativo. Fundamentamo-nos, sobretudo, em discussões sobre o ambiente digital (Paveau, 2021) e sobre a relação entre tecnologia e educação (Prensky, 2011; Bortolazzo, 2020; Leffa, 2021; Méndez e Vela, 2023). Em um primeiro momento, refletimos sobre a relação entre tecnologia e ensino de línguas, bem como sobre o uso das redes sociais no ensino de espanhol na EPT. Em seguida, realizamos uma análise da plataforma LinkedIn e de como ela pode funcionar como recurso pedagógico para o desenvolvimento da competência pragmática. O LinkedIn pode potencializar o ensino de línguas, atuando como um recurso autêntico e significativo que integra a aprendizagem de um idioma com as demandas do mercado de trabalho globalizado

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.